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A escrita dos relatórios de avaliação: como ajudar os professores?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
reunião de elaboração de relatórios

Promova reuniões para ajudar os professores a elaborar bons relatórios de avaliação

Quando chega o final do ano, toda a equipe de professores da escola precisa avaliar e registrar o percurso de aprendizagem dos pequenos em formato de relatório. Não é fácil para o docente escrever 25, 30 (ou mais em algumas escolas) relatórios individuais detalhados, que mostrem o percurso e as aprendizagens de cada criança.

Claro que ao longo do semestre (aqui na escola fazemos 2 relatórios por ano) o professor observou, registrou, preencheu pautas de observação de cada eixo de conhecimento para ter dados dos saberes e não saberes de cada criança, tanto para planejar as situações didáticas, fazer intervenções pontuais como para poder elaborar os relatórios dissertativos e descritivos (que é o adotado aqui na rede de São José dos Campos), afinal a memória não arquivaria tantas informações. Considero fundamental tê-las registrado!

Para ajudar os professores nessa empreitada organizei uma pauta de formação, que ficou assim:

Pauta de HTC – elaboração de relatórios

Objetivos:

• Instrumentalizar os professores para a elaboração de bons relatórios de avaliação;
• Refletir sobre o tipo de texto, o interlocutor e o conteúdo.

1-Em duplas (já definidas ) refletir e responder no impresso próprio às seguintes questões:
a) Para quem é o relatório de avaliação de cada criança?
b) Quais aspectos/conteúdos devem ser abordados no relatório?
c) Como particularizar cada criança no seu relatório? (Afinal sabemos que um bom relatório permite que se “enxergue” a criança).

Orientação Didática (OD):Organizar as duplas considerando os saberes de cada professor para a escrita de relatórios, um que tenha mais facilidade com outro que tenha menos.
Depois que cada dupla responder, abrir para socialização das respostas e reflexão coletiva. Anotar na lousa as validações do grupo.

Obs.: a expectativa é que o coletivo de professores tenha clareza de que o relatório é um documento importante, que relata o percurso de aprendizagem da criança, em cada eixo de conhecimento tendo como referência os objetivos estabelecidos nos diferentes planejamentos. Esclarecer que como documento o relatório é para os responsáveis pela criança, para o professor do próximo ano e também para outros profissionais que possam atender a criança (fono, psicólogo, etc)

2-Organizados em duplas ou trios, conforme o nível que atua (Infantil 1, 2 ou 3) elaborar um roteiro dos conteúdos que serão abordados no relatório desse nível.
O.D.:Ir passando nos diferentes grupos para auxiliar e fazer sugestões.
Obs.: Essa etapa é fundamental para que juntos os professores elenquem quais são os aspectos que devem ser abordados em TODOS os relatórios e também para que seja assegurado um padrão comum da escola.  (acesse aqui o roteiro que o grupo do infantil II elaborou)

3-Ler coletivamente as “considerações sobre a escrita dos relatórios” (acesse aqui).

Feito todo esse processo, cabe aos professores a escrita dos relatórios e a mim a revisão dos mesmos. No próximo post falarei como é esse processo e como ele também é altamente formativo!!  Até lá!!

Beijo, Leninha