Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Aluno faltoso também é problema da escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Conversar com os alunos que faltam sobre os motivos das ausências deles na escola é fundamental. Só assim será possível ajudá-los

Aqui na EE Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, temos um grande problema: um número considerável de nossos alunos faltam muito Os motivos são bem variados: viajam em pleno período letivo, pedem para faltar e os pais acabam cedendo, perdem hora…

Sou coordenadora pedagógica responsável pelos 2º, 3º, 4º e 5º anos da escola, ou seja, fico responsável por alunos de 7 a 11 anos de idade. Nessa faixa etária, a total responsabilidade de encaminhá-los, diariamente, para a escola é dos pais ou de seus responsáveis.

Percebo que, em alguns casos, a falta de comprometimento da família para com a vida escolar da criança e a não valorização da escola são causas importantes dessa situação.

Faltar muito às aulas compromete o desenvolvimento progressivo das aprendizagens. Uma criança que falta à aula perde a oportunidade de interação com os próprios colegas, interação essa importantíssima para a aprendizagem e perde, principalmente, a sequência dos conteúdos.

O fato de existir alunos faltosos não prejudica somente a criança, mas também o trabalho do professor. Entre outros aspectos, compromete o planejamento da rotina semanal de trabalho, inviabiliza os agrupamentos produtivos (que consiste em agrupar os alunos com saberes diferentes, porém próximos) e impossibilita as intervenções pontuais com o aluno que falta muito, pois, geralmente, esses são os que apresentam mais dificuldades de aprendizagem.

O que a escola pode fazer para amenizar o problema?

A escola tem a obrigação de acompanhar a frequênica dos alunos e tomar providências, quando necessário. Na instituição onde eu atuo como coordenadora, trabalhamos a conscientização das famílias quanto à importância de não deixar a criança faltar. Isso é feito em vários momentos durante o ano letivo.

Na primeira reunião do ano, em que eu e a diretora reunimos os pais para apresentarmos a escola, falamos sobre o problema que as faltas acarretam e esclarecemos as providências que cabe à escola tomar diante do problema.

1-) A cada cinco dias letivos, os professores levantam os alunos que faltaram em dois deles e que não recebeu justificativas dos responsáveis. Preenchem um formulário (que disponibilizo a vocês aqui) e entregam às segundas-feiras para mim. A vice-diretora me ajuda nesse trabalho. Entramos em contato, por telefone, com o responsável das crianças para sabermos o que está acontecendo e o motivo das faltas. Nesse momento, aproveitamos para explicar as perdas que acarretam as faltas. Damos continuidade aos registros da professora no respectivo formulário, pois esse, ao final, vai para o envelope do aluno no arquivo pedagógico. Quando o pai não atende o telefone, enviamos um comunicado aos responsáveis, via moto taxi, para comparecerem à escola. Quando comparecem, registramos a conversa.

2-) Bimestralmente, nas reuniões de conselho de classe e série, levantamos os nomes dos alunos que tiveram faltas em excesso. Monto um relatório, com todos os registros do que a escola já tenha feito em relação aos contatos com os responsáveis. A diretora faz um ofício e encaminhamos ao Conselho Tutelar.

Além disso, oriento os professores para colocarem na pauta das reuniões de pais o item “aluno faltoso”. Trata-se de um momento em os professores apresentam os trabalhos realizados no bimestre que terminou e o planejamento do próximo É uma forma de comprovar para os pais como as faltas prejudicam os alunos Nas reuniões, os docentes ainda apresentam aos responsáveis de alunos que faltam muito as consequências acarretadas no desenvolvimento das aprendizagens. Os professores orientam os responsáveis para que sempre justifiquem a ausência do aluno, via atestado médico ou pessoalmente, para não incorrermos em injustiças para com a criança que está doente.

Outra orientação que sempre dou aos professores é a de sempre conversamos diretamente com os alunos faltosos, com dois objetivos bem claros: entender os motivos das ausências e motivá-los a não faltar.

O esforço é grande e o retorno nem sempre é equivalente. Mas é papel da escola fazer com que os alunos tenham oportunidade de aprender cada vez mais, não é mesmo?

E vocês, que providências tomam com relação ao aluno faltoso?