Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Uma viagem que adorei!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Visitar Inhotim foi uma experiência inesquecível! Recomendo!

Há muito tempo eu queria ir a Belo Horizonte para conhecer a famosa feira que acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena e voltar a ver a Pampulha (eu havia ido quando tinha 10 anos) e agora o mais importante: conhecer Inhotim!

Além de conhecer Inhotim pela mídia, um casal amigo de Belo Horizonte já havia conhecido e nos relatado como é maravilhoso esse enorme parque com um paisagismo de Burle Marx e diversas galerias de arte.

Num aniversário de um amigo, onde estávamos conversando sobre viagens, surgiu a ideia de fazermos juntos um passeio em Belo Horizonte com direito à feira, visitar Inhotim e a Pampulha.  Na sequência pesquisamos preço de voo, hotel e ligamos para outros amigos que não estavam e logo nos organizamos para ir num feriado de novembro.

Antes de ir pesquisei na internet e encontrei um depoimento fantástico sobre Inhotim “…me senti num parque temático de arte contemporânea.”  É isso mesmo lá você anda o dia todo como nos grandes parques, só que pelos jardins e bosques até encontrar uma galeria de arte.

Em 2002  foi fundado o Instituto Cultural Inhotim com o objetivo de expor e produzir trabalhos contemporâneos de arte numa antiga fazenda, em meio de uma paisagem linda.  Em 2010 os jardins do Instituto receberam o título de jardim botânico.  Dá para imaginar jardins e lagos muito bem cuidados entremeados por instalações, exposições e esculturas de arte?  É maravilhoso!!

Abaixo uma delas, a terra em volta foi retira fazendo um túnel super profundo dentro desta construção circular, lá dentro você ouve o som das profundezas da Terra, uma sensação indescritível, é arte sensorial auditiva e não visual, é demais!!

A viagem foi ótima! No 1º dia fomos à Inhotim, que na verdade fica a 60 km de BH, em Brumadinho, no 2º dia Pampulha e no domingo na famosa Feira.

Pampulha com a igreja idealizada por Oscar Niemeyer, às margens de um lago é uma graça, neste bairro ou muito próximo dali tem restaurantes bem bacanas.

E a feira é um clássico de BH, tem de tudo: artesanato, roupas bacanas, sapatos, móveis e toda sorte de coisas bonitas que faz dessa feira um espaço disputadíssimo, depois das 10h da manhã você anda, ou tenta andar, no meio de uma multidão, vale a pena chegar antes das 8 da manhã, pois tem muita coisa para ver e comprar,  a preços camaradas.

Foi uma viagem que uniu o verde, a arte e as compras….muito bom!!

E que lugares você indica para conhecermos?