Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Troca de Coordenador: para uma transição tranquila

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Mostre tudo o que já foi feito ao novo coordenador. Só assim ele poderá dar continuidade ao trabalho.

Num outro post escrevi que, todo final de ano, o coordenador passa por uma avaliação do diretor e do supervisor da escola, para ser reconduzido na função ou para cessar a designação.

Quando há mudança, é preciso pensar na transição para que o novo Coordenador conheça a realidade em que irá atuar.

Penso que algumas horas de conversa são necessárias nessa transição e que o Coordenador que está saindo deve deixar o que está entrando a par de alguns aspectos:

- O que já foi feito em termos de formação dos docentes: apresentar os registros das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), para que se dê continuidade nas formações.

- Desempenho dos alunos: apresentar os registros dos resultados das aprendizagens dos alunos de todos os anos, para que o novo Coordenador conheça a realidade dos alunos.

- Organização de todos os arquivos do computador, para que sejam encontrados com facilidade.

- Disponibilização de todos os registros (portfólios, planilhas, entre outros).

- Apresentação da equipe docente: uma apresentação informal dos professores pode ajudar bastante.

Enfim, devemos pensar numa transição tranquila para que a gestão pedagógica da instituição não seja comprometida.

E vocês, têm alguma sugestão para que essa transição seja produtiva?

Beijos, Maria Inês