Assegurar a aprendizagem das crianças sempre é minha meta principal e, sem dúvida, são diversos os fatores que impactam diretamente nas situações didáticas que são planejadas para que a aprendizagem se realize, mas o principal deles, sem dúvida, é a formação do professor.
O professor precisa ter clareza dos objetivos e dos conteúdos de cada eixo de conhecimento do nível que atua, do anterior e do seguinte, afinal em todo grupo seja de 3, 4 ou 5 anos haverá crianças com conhecimentos na média, bem aquém ou além dos colegas e o professor terá que planejar situações didáticas para os diferentes saberes.
Sendo assim cabe ao coordenador pedagógico subsidiar o professor para que ele assegure as aprendizagens, e isso exige diversas ações, elaborei um roteiro para me orientar, mês a mês, no 1º semestre, que ficou assim:
Fevereiro
- Diagnosticar os saberes dos professores novatos na escola ou no nível, tanto teóricos como na prática da sala de aula, aqui impressos que já utilizei.
- Auxiliar os professores a diagnosticarem os saberes da sua turma nos diferentes eixos, aqui elaborarei, com cada grupo dos professores do nível, uma pauta de observação (clique aquipara baixar) a partir das atividades elencadas.
- Revisar e melhorar os combinados com professores e estagiárias sobre:
- O papel da estagiária e o papel do professor
- O uso da agenda
- Como funciona o atendimento aos pais e responsáveis pelas crianças
- A elaboração do planejamento semestral, mensal e semanal
Março
- Subsidiar os professores na elaboração, revisão e adequação dos projetos, sequências e atividades permanentes do 1º semestre.
- Planejar a formação em HTC (horário de trabalho coletivo) a partir do diagnóstico dos saberes dos professores.
- Planejar e efetuar os atendimentos e orientações para os professores que não fazem HTC;
- Agendar os atendimentos individuais com os professores, priorizando os novatos na escola e no nível. O objetivo será ajudar cada professor a adequar o planejamento para os diferentes saberes de seus alunos.
- Planejar os encontros de formação das estagiárias (aqui na escola elas atuam diretamente com as crianças sob a supervisão/orientação dos professores, e não ficam só cortando papéis ou organizando armários).
Abril
- Fazer o acompanhamento da prática dos professores.
- Filmar situações didáticas nas diferentes turmas para discutir teoria e prática no HTC.
- Fazer reuniões por nível para discutir o andamento dos planejamentos e fazer circular os saberes entre os professores.
Maio
- Fazer atendimentos/orientações individuais com os professores conforme a necessidade diagnosticada na observação da prática.
Junho
- Fazer uma formação para auxiliar os professores na escrita dos relatórios de avaliação dos alunos.
- Elaborar e efetuar as avaliações de desempenho dos professores.
- Escrever as devolutivas das avaliações.
- Avaliar os planejamentos do 1º semestre, no final do mês, em encontros por nível.
Bem, esse roteiro precisará de muito investimento em estudos, planejamentos, elaboração de quadros, pautas e ajustes conforme o grupo, afinal das 13 professoras que atuarão neste ano apenas 4 permanecerão no mesmo nível, 3 foram para outro nível (do infantil 1 para o 3 e vice versa), 2 estão retornando depois de um tempo em creche e 4 são novatas na escola.
E você o que já planejou para 2013?