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É hora de estar com o plano de trabalho quase pronto para 2013

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

No começo do ano, elaboro um roteiro com tudo o que tenho que levar para as reuniões de formação

Assegurar a aprendizagem das crianças sempre é minha meta principal e, sem dúvida, são diversos os fatores que impactam diretamente nas situações didáticas que são planejadas para que a aprendizagem se realize, mas o principal deles, sem dúvida, é a formação do professor.

O professor precisa ter clareza dos objetivos e dos conteúdos de cada eixo de conhecimento do nível que atua, do anterior e do seguinte, afinal em todo grupo seja de 3, 4 ou 5 anos haverá crianças com conhecimentos na média, bem aquém ou além dos colegas e o professor terá que planejar situações didáticas para os diferentes saberes.

Sendo assim cabe ao coordenador pedagógico subsidiar o professor para que ele assegure as aprendizagens, e isso exige diversas ações, elaborei um roteiro para me orientar, mês a mês, no 1º semestre, que ficou assim:

Fevereiro

  • Diagnosticar os saberes dos professores novatos na escola ou no nível, tanto teóricos como na prática da sala de aula, aqui impressos que já utilizei.
  • Auxiliar os professores a diagnosticarem os saberes da sua turma nos diferentes eixos, aqui elaborarei, com cada grupo dos professores do nível, uma pauta de observação (clique aquipara baixar) a partir das atividades elencadas.
    • Revisar e melhorar os combinados com professores e estagiárias sobre:
  1. O papel da estagiária e o papel do professor
  2. O uso da agenda
  3. Como funciona o atendimento aos pais e responsáveis pelas crianças
  4. A elaboração do planejamento semestral, mensal e semanal

Março

  • Subsidiar os professores na elaboração, revisão e adequação dos projetos, sequências e atividades permanentes do 1º semestre.
  • Planejar a formação em HTC (horário de trabalho coletivo) a partir do diagnóstico dos saberes dos professores.
  • Planejar e efetuar os atendimentos e orientações para os professores que não fazem HTC;
  • Agendar os atendimentos individuais com os professores, priorizando os novatos na escola e no nível.  O objetivo será ajudar cada professor a adequar o planejamento para os diferentes saberes de seus alunos.
  • Planejar os encontros de formação das estagiárias (aqui na escola elas atuam diretamente com as crianças sob a supervisão/orientação dos professores, e não ficam só cortando papéis ou organizando armários).

Abril

  • Fazer o acompanhamento da prática dos professores.
  • Filmar situações didáticas nas diferentes turmas para discutir teoria e prática no HTC.
  • Fazer reuniões por nível para discutir o andamento dos planejamentos e fazer circular os saberes entre os professores.

Maio

  • Fazer atendimentos/orientações individuais com os professores conforme a necessidade diagnosticada na observação da prática.

Junho

  • Fazer uma formação para auxiliar os professores na escrita dos relatórios de avaliação dos alunos.
  • Elaborar e efetuar as avaliações de desempenho dos professores.
  • Escrever as devolutivas das avaliações.
  • Avaliar os planejamentos do 1º semestre, no final do mês, em encontros por nível.

Bem, esse roteiro precisará de muito investimento em estudos, planejamentos, elaboração de quadros, pautas e ajustes conforme o grupo, afinal das 13 professoras que atuarão neste ano apenas 4 permanecerão no mesmo nível, 3 foram para outro nível (do infantil 1 para o 3 e vice versa), 2 estão retornando depois de um tempo em creche e 4 são novatas na escola.

E você o que já planejou para 2013?