Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu
Blog Coordenadoras em Ação
foto Muriele Massucato
Muriele Massucato
foto Eduarda Diniz Mayrink
Eduarda Diniz Mayrink

Como organizamos as boas vindas às crianças e às famílias

Antes de o ano letivo começar, organizamos um dia especial para a criança com os pais na escola para apresentar a rotina e acolher as famílas

O retorno às aulas dos pequenos, que já eram alunos  e o início dos novatos, é um momento muito especial na Educação Infantil.  Os que já eram da escola vão iniciar outro nível, com professor e sala diferentes, os que virão pela primeira vez têm um mundo de novidades a descobrir.  As famílias e os pequenos estão ansiosos e até apreensivos para conhecer o professor e saber como funciona e o que se faz no dia a dia da escola.

Com o intuito de acolher as crianças e as famílias e mostrar parte da rotina escolar organizamos um dia especial para a criança junto com um adulto (mãe, pai ou outro responsável).  Chamamos de Dia do Acolhimento e é organizado num sábado para viabilizar a participação da maioria das famílias.

O professor prepara a sala de aula com atividades bem simples nas mesinhas: desenho, modelagem e jogo de encaixe, 2 mesinhas de cada.  Antecipadamente já foi preenchido o nome e a data de nascimento da criança em uma ficha de identificação que será completada pelo responsável que acompanha a criança enquanto esta brinca e a professora interage um pouco com ela.

As famílias já receberam uma carta ou telefonema, durante o mês de janeiro,  convidando para participarem do Dia do Acolhimento num dos 3 horários (8h15 às 9h15, 9h30às 10h30 e 10h45 às 11h45) explicitando que terão a oportunidade de conhecer o professor, a sala de aula e parte da rotina escolar junto de seu filho.

Quando as famílias chegam são recebidas por mim e pela diretora da escola, nos apresentamos para os novatos e damos as boas vindas para os que estão retornando, indicamos o mural onde estão afixadas as listagens das turmas que informa para qual sala devem se dirigir.

O  professor recebe os pequenos  com seus responsáveis, se apresenta e orienta-os a participarem  junto com a criança de uma das atividade.  Na sequência ela vai passando nas mesas para fazer um contato com cada família e entregando a ficha para o adulto preencher  enquanto a criança desenha, modela ou brinca.  Depois desse tempo em sala de aula os pais acompanham seus filhos até o refeitório e lá auxiliam a criança a se servir do lanche oferecido, nesse espaço ficam alguns funcionários orientando visto que o professor está em sala recebendo o outro grupo de pais e crianças.

O professor tem a oportunidade de conhecer cada um de seus alunos numa situação confortável para a criança, já que está acompanhada de um adulto de sua confiança, e os pais conhecem a sala e o professor.

A ficha de identificação é bem simples (acesse aqui) e auxilia o professor a conhecer um pouco mais da rotina e das experiências da criança.

Desde que foi implantado o dia do acolhimento notamos que a adaptação dos pequenos tem sido mais tranquilo (ou seja, menos choro no início do ano), parece que a oportunidade de pais e crianças conhecerem o professor, a equipe de liderança e os espaços trazem  mais segurança e confiança.   Tudo isso colabora para que os primeiros dias de aula sejam mais tranquilos.

E na sua escola como é o início das crianças?

Um beijo, Leninha

ANÚNCIO
LEIA MAIS
OUTROS BLOGS