Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizamos as boas vindas às crianças e às famílias

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Antes de o ano letivo começar, organizamos um dia especial para a criança com os pais na escola para apresentar a rotina e acolher as famílas

O retorno às aulas dos pequenos, que já eram alunos  e o início dos novatos, é um momento muito especial na Educação Infantil.  Os que já eram da escola vão iniciar outro nível, com professor e sala diferentes, os que virão pela primeira vez têm um mundo de novidades a descobrir.  As famílias e os pequenos estão ansiosos e até apreensivos para conhecer o professor e saber como funciona e o que se faz no dia a dia da escola.

Com o intuito de acolher as crianças e as famílias e mostrar parte da rotina escolar organizamos um dia especial para a criança junto com um adulto (mãe, pai ou outro responsável).  Chamamos de Dia do Acolhimento e é organizado num sábado para viabilizar a participação da maioria das famílias.

O professor prepara a sala de aula com atividades bem simples nas mesinhas: desenho, modelagem e jogo de encaixe, 2 mesinhas de cada.  Antecipadamente já foi preenchido o nome e a data de nascimento da criança em uma ficha de identificação que será completada pelo responsável que acompanha a criança enquanto esta brinca e a professora interage um pouco com ela.

As famílias já receberam uma carta ou telefonema, durante o mês de janeiro,  convidando para participarem do Dia do Acolhimento num dos 3 horários (8h15 às 9h15, 9h30às 10h30 e 10h45 às 11h45) explicitando que terão a oportunidade de conhecer o professor, a sala de aula e parte da rotina escolar junto de seu filho.

Quando as famílias chegam são recebidas por mim e pela diretora da escola, nos apresentamos para os novatos e damos as boas vindas para os que estão retornando, indicamos o mural onde estão afixadas as listagens das turmas que informa para qual sala devem se dirigir.

O  professor recebe os pequenos  com seus responsáveis, se apresenta e orienta-os a participarem  junto com a criança de uma das atividade.  Na sequência ela vai passando nas mesas para fazer um contato com cada família e entregando a ficha para o adulto preencher  enquanto a criança desenha, modela ou brinca.  Depois desse tempo em sala de aula os pais acompanham seus filhos até o refeitório e lá auxiliam a criança a se servir do lanche oferecido, nesse espaço ficam alguns funcionários orientando visto que o professor está em sala recebendo o outro grupo de pais e crianças.

O professor tem a oportunidade de conhecer cada um de seus alunos numa situação confortável para a criança, já que está acompanhada de um adulto de sua confiança, e os pais conhecem a sala e o professor.

A ficha de identificação é bem simples (acesse aqui) e auxilia o professor a conhecer um pouco mais da rotina e das experiências da criança.

Desde que foi implantado o dia do acolhimento notamos que a adaptação dos pequenos tem sido mais tranquilo (ou seja, menos choro no início do ano), parece que a oportunidade de pais e crianças conhecerem o professor, a equipe de liderança e os espaços trazem  mais segurança e confiança.   Tudo isso colabora para que os primeiros dias de aula sejam mais tranquilos.

E na sua escola como é o início das crianças?

Um beijo, Leninha