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O que a lista de materiais diz sobre a sua escola?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Eu e a Cris estamos sempre de olho no estoque de materiais para sabermos o que será necessário comprar

Não é novidade que toda ação escolar, seja da direção, coordenação ou educadores, evidencia a concepção de ensino e aprendizagem que os profissionais possuem e a elaboração das listas de materiais é uma delas.

Na Educação Infantil, não basta apenas lápis e papel. É preciso assegurar que a criança tenha variadas experiências, explore e aprenda a utilizar com autonomia muitos materiais utilizando as diversas linguagens: Artes Visuais, Linguagem Oral, Leitura e Escrita, Matemática, Música, Movimento e Ciências (Natureza e Sociedade).

Para tanto é preciso uma variedade de suportes (papéis, caderno, sucatas), meios (tinta, canetas, lápis, massa de modelar) e instrumentos (pincéis, tesoura) além de livros de literatura e pesquisa, CDs de música e materiais para atividades corporais (bola, corda, baldinho).  Muitos desses materiais cabem à escola (ou Secretarias de Educação) providenciar, outros cabem às famílias e são desses que vou falar. Que materiais devemos incluir numa lista que condiz com a proposta pedagógica, respeita o meio ambiente e a ética do não desperdício e do reaproveitamento?

A lista de materiais da minha escola

Disponibilizo aqui uma tabela (aqui) com os itens que compõe as diversas listas dos diferentes níveis (Infantil 1, 2 ou 3) de minha escola, explicitando resumidamente qual é sua principal utilização, alguns materiais são para todos e outros são mais específicos para o grupo de 3 anos ou de 5 anos.  Cada sala tem a lista A e B para que possamos ter uma maior variedade de materiais (com custo semelhante) já que a preponderância é o uso coletivo pelo grupo de crianças assim como ser o mais barato possível para as famílias.

Temos um almoxarifado para guardar os materiais e semanalmente as professoras fazem a solicitação dos itens que precisarão conforme seu planejamento.  Uma funcionária, a Cristina, é quem faz malabarismos para organizar tudo no espaço diminuto que temos (e ela consegue!) e também separar e entregar os materiais para as professoras.

Muitos itens são solicitados às famílias ao longo do ano, como embalagens de pizza e caixas de papelão para servirem de suportes em propostas de Arte, sobras de lã, tecidos e muitos outros que são materiais muito mais interessantes e adequados do que lantejoula, glitter e afins. Também não entram na lista materiais que podem facilmente ser substituídos (caixa de pintura a dedo, é só utilizar o guache puro ou acrescido de farinha de trigo) ou que não acrescentam muito às experiências artísticas da criança (cola colorida, por exemplo).  Também abolimos o uso de EVA (para confeccionar jogos, molduras) visto ser um material altamente danoso ao meio ambiente.

Outros materiais surgem conforme estudamos e aprendemos: terras de cores variadas para diluir em água e fazer pinturas, uma caixa gigantesca que encontrei na lixeira do meu prédio e serviu de suporte por meses para a turma da profª Andreia.  O importante é o equilíbrio entre as propostas de atividades e a necessidade real de solicitar determinado material, aproveitar o que já temos ou utilizar materiais alternativos.

E na sua escola quais são os materiais que não podem faltar?

Um beijo, Leninha.