Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Primeira reunião de pais de alunos novos: o que não pode faltar

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

É sempre importante ressaltar aos pais dos alunos a necessidade de eles acompanharem a vida escolar dos filhos

Conforme escrevi no post anterior, no primeiro dia de aula damos breves explicações sobre a escola aos pais dos novos alunos. Na segunda semana do ano letivo, convocamos os mesmos para participarem de uma reunião em que a escola será apresentada mais detalhadamente.

Por se tratar de um primeiro encontro com pais que não conhecem a dinâmica da escola, é preciso pensar muito bem nessa reunião – desde a forma de convocar os pais até como será feita nossa apresentação. Na escola Maria Aparecida dos Santos Oliveira, utilizamos, durante o ano, “comunicados” para convocar os pais e o primeiro trata do assunto “apresentação da escola”.

O informe de convocação (veja um modelo aqui) tem o assunto, o objetivo, a data, o horário, e onde será feita a reunião. Um detalhe importante é o horário, sempre fazemos bem no final da tarde. Depois de tentarmos outros horários como no início da manhã ou no início do turno da tarde, verificamos que esse é o que mais possibilita a participação dos pais, pois saem do trabalho e vão para a escola.

A reunião é organizada por mim e pela diretora. A “fala” da diretora é mais relacionada à parte administrativa (organização e funcionamento da escola) e a minha à parte pedagógica (tudo o que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Fazemos apresentação oral, utilizando Data Show. Apresentamos a escola de modo que os pais fiquem “por dentro” da mesma. Entre outros, apresentamos os seguintes aspectos:

- Espaços físicos da escola e a utilização dos mesmos.

- As regras e o porquê delas.

- Os índices das avaliações externas (SARESP e IDESP).

- Os materiais que serão fornecidos para os alunos: Kit de materiais, mochila, livros didáticos, livros, gibis, revistas para leitura.

- A concepção do que é ensinar e aprender.

- Como é o trabalho dos professores.

- A função da coordenadora.

- A importância de as crianças não faltarem às aulas.

- A responsabilidade dos pais para com a vida escolar dos filhos como, por exemplo: acompanhar as tarefas, participar de reuniões, colaborar com a escola, para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, bem como, apresentar sugestões para melhorar cada vez mais a escola.

Não pode faltar, nessa reunião e em todas as outras, a lista de presença para os pais assinarem. Ela possibilita levantar quantos pais participaram da reunião, aliás, essa tem sido uma luta muito grande, fazer com que 100% dos pais participem das reuniões.

E vocês, têm essa reunião para apresentar a escola aos pais dos novos alunos? Contem-nos suas experiências.

Beijos, Maria Inês