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Como ajudar o professor a fazer o diagnóstico do que as crianças já sabem e o que precisam aprender?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Início do ano é tempo de diagnosticar os saberes dos pequenos para então planejar as situações didáticas dos diferentes conteúdos de aprendizagem.   Sim, o professor só poderá efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as necessidades de aprendizagem da sua turminha e cabe ao coordenador pedagógico auxiliar nesse processo.

Aqui na escola elenquei alguns eixos e respectivos conteúdos, considerando as especificidades de cada infantil, para mapear os conhecimentos dos pequenos.  Ficou assim:

Infantil  1

Infantil 2

Infantil 3

Oralidade: expressão de desejos, necessidades e sentimentos. Oralidade: reprodução oral de quadrinha ou poesia. Oralidade: reconto de história utilizando a linguagem característica e a sequência dos acontecimentos.
Identidade  e Autonomia: realização de ações  cotidianas que envolvam o uso de espaços e materiais com autonomia. Leitura: identificação do próprio nome e de alguns colegas. Escrita: do próprio nome e de palavras.
  Movimento: participação ativa em brincadeira dirigida.
Matemática: quantificação e interpretação de números.
  Artes Visuais: desenho de observação.

A partir deste quadro é que cada professor vai planejar  as atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada criança.  Será preciso ter muito cuidado para planejar uma situação em que a criança explicite os seus conhecimentos e que o professor consiga observar cada uma delas e ter um registro disso,  cabe ao coordenador orientar e ajudar o professor a planejar as atividades (aqui as orientações).

Algumas atividades por si só já constituem um registro,  como quando se pede para a criança escrever seu nome, a própria escrita já é um documento se o professor tiver o cuidado de não deixar o cartão do nome da criança disponível, assegurar que cada um faça o seu.  Já outras atividades serão observadas e o professor deverá fazer anotações como a realização de ações cotidianas e uso do espaço no infantil 1, será preciso anotar quais crianças localizam e pegam sua lancheira ou mochila ou se ajudam a guardar as peças dos jogos e sentam-se para  participar da roda de músicas; não existe outra maneira a não ser observação e  registro, mesmo que filmasse depois seria preciso assistir a muito tempo de vídeo.

Algumas atividades deverão ser feitas várias vezes para que se observe de 4 a 6 crianças de cada vez: se vou brincar de dança das cadeiras para ver as habilidades de deslocamento e destreza no eixo de movimento no Infantil 2, a cada vez o professor observa mais atentamente um grupinho de crianças.

Tanto nas atividades que tem um registro como nas que serão observadas os professores mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. Disponibilizo aqui algumas pautas.

(Oralidade – Inf 1)             (Leitura – Inf 2)         (Escrita – Inf 3)

E na sua escola como é o processo de diagnóstico dos conhecimentos das crianças?

Um abraço, Leninha