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Planejamento do 1º semestre: como equilibrar todos os eixos e conteúdos na rotina da sala de aula?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Escolher quais projetos ou sequências de atividades serão feitos com as crianças é uma tarefa que requer muito estudo, reflexão e discussão entre os profissionais da escola

A Educação Infantil não é uma preparação para o Ensino Fundamental, ela tem um fim em si mesma, pois a criança atua ativamente no meio social e cultural e com o outro (seja família, professor ou colegas) com intencionalidade de compreender e apropriar-se dos conceitos, códigos sociais e das diferentes linguagens através da expressão, experimentação, reflexão e atuação ativa na resolução de problemas.

Considerando essa perspectiva, a aprendizagem deve ser significativa e a seleção dos conteúdos de aprendizagem está diretamente relacionada com os níveis de desenvolvimento da faixa etária e os conhecimentos prévios dos pequenos.

Escolher quais projetos, sequências de atividades ou atividades permanentes, organizados em torno de objetivos claros e pertinentes, é uma tarefa que requer muito estudo, reflexão e discussão entre os profissionais da escola.  Todo semestre avaliamos os planejamentos com vistas ao aperfeiçoamento para o próximo ano e nesse processo eliminamos, incluímos, reformulamos nossas escolhas num processo dialético compartilhado entre professores e coordenado por mim.  Quando temos os planejamentos, escritos e temporalizados, é que organizamos os quadros de distribuição dos planejamentos ao longo do semestre para assegurar o melhor equilíbrio e orientar o planejamento semanal do professor.

Definimos que a ênfase no 1º semestre do Infantil 1 (3 anos) será a aprendizagem de procedimentos para obter independência e autonomia para cuidar de seus pertences, aprender a utilizar e cuidar os diferentes espaços e materiais, se expressar verbalmente para fazer solicitações e interagir com colegas e professor e aprender as brincadeiras foi uma decisão construída ao longo dos anos (aqui o quadro desse grupo).

No grupo do Infantil 2 (4 anos)  é possível um equilíbrio maior nos diferentes eixos de conhecimento, não é por acaso que é o nível preferido pelos professores, a turminha já está independente, sabe utilizar com destreza os diferentes materiais de Artes Visuais, já tem um repertório de brincadeiras em grupo, gosta dos jogos que envolvem contagem (mesmo que ainda não dominem totalmente a recitação termo a termo) e estão com a oralidade a todo vapor! (veja o quadro aqui) Sendo assim abordamos todos os eixos mais equilibradamente.

A turminha de 5 anos já está pelo terceiro ano na escola o que assegura uma série de experiências e saberes que consideramos, e também uma intensa atividade corporal característica dessa faixa etária: eles desenham muito bem, querem jogos e brincadeiras muito mais desafiadoras, conversam muito e fazem muitas perguntas.  O professor desse grupo precisa ser muito dinâmico, pois a turma exige muitas situações didáticas desafiadoras.  Nesse grupo o quadro fica assim (aqui).   Claro que em todas as salas temos alunos novatos na escola e é por isso que mantemos alguns planejamentos específicos como é o projeto “O Nome da Gente”, o objetivo é que os novatos aprendam a escrever o próprio nome e o de alguns colegas, então ele fica até o mês de abril.

E na sua escola como é a seleção dos conteúdos nos diferentes grupos?

Um abraço, Leninha