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Como oriento os professores para que façam os “combinados” com os alunos no início do ano

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Estabelecer regras ou “combinados” com as crianças é uma prática social e de cidadania

Todo início de ano, na reunião de planejamento escolar, retomo com meus professores os “combinados” do ano anterior. Prefiro chamar de “combinados” ao invés de regras, mas na prática são a mesma coisa.

Conversamos sobre os “combinados” que serão reformulados para o novo ano ou os que não entrarão mais na lista. Alguns são negociáveis, outros não. Por exemplo, se um professor precisa de mais uns dias para entregar o seu portfólio (há cronograma para entregar), é compreensível, enquanto que não entregar, é inegociável.

Assim como temos os nossos “combinados”, oriento os professores para que também façam o mesmo com seus alunos em sala de aula. Alguns chamam de “Regras para a Boa Convivência”.

Algumas orientações para a construção dos combinados:

- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.

- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.

- As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.

- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.

- Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente, para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está ou não acontecendo.

- Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas, elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras sejam cumpridas”?

- Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam sendo cumpridas”?

E o que fazer quando algumas crianças não cumprem as regras?

O professor é o gestor da sala de aula, a ele cabe conversar, por exemplo, separadamente da turma, com esses alunos que não estão acatando o que foi combinado. Penso que por meio do diálogo seja possível entender muitos comportamentos das crianças e, assim, ajudá-las.

Sempre apoio os professores, conversando com as crianças que estão desrespeitando as regras. Chamar os pais para conversar sobre a criança também pode ajudar bastante. O foco da conversa sempre é a importância de eles serem parceiros da escola e do professor, pois a nossa responsabilidade na formação das crianças é muito grande.

Mais que estabelecer regras ou “combinados” com as crianças, esta é uma prática social e de cidadania. E vocês coordenadores, como orientam seus professores a encaminhar os “combinados”?

Estamos praticamente iniciando o ano letivo, ainda dá tempo!

Beijos, Maria Inês