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Visita cultural também é formação pedagógica!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

É função do coordenador pedagógico incentivar a equipe a ler bons livros, assistir a filmes e peças teatrais de qualidade e visitar museus e exposições

Ampliar o repertório e o conhecimento cultural é investir na formação dos professores e qualificar o seu fazer pedagógico. É função do coordenador pedagógico incentivar  a leitura de bons livros, assistir filmes e peças teatrais de qualidade, visitar museus e exposições e participar de bienais.

Os momentos de formação podem ser utilizados para visitas culturais.  Já organizei diversas visitas com o grupo de professores, estagiários e funcionários da escola.  Algumas foram em horário de HTC e outras no sábado.

Quando tem alguma exposição ou visita monitorada em espaço histórico aqui mesmo da cidade, procuro agendar em horário de HTC (mesmo que só possa ser possível em outra dia da semana os professores sempre concordam em trocar o dia de formação) .

Como nossa cidade (São José dos Campos) é relativamente perto de São Paulo, também nos organizamos para participar das Bienais de Arte e do Livro, visitar as grandes exposições ou conhecer os museus da capital. Então, nos organizamos para ir aos sábados e além dos professores e funcionários, os familiares deles também podem participar. Os funcionários, que possuem menos acesso a esse tipo de passeio, já conheceram a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Mercado Municipal entre outros.  Em 2012 fomos à Bienal do livro e na exposição do Centro Cultural Banco do Brasil “Impressionistas: Paris e a modernidade”.

A participação é opcional, mas a grande maioria participa e sempre me cobra para organizar outros.  Das primeiras saídas culturais participavam apenas aqueles que já tinham um maior acesso, enquanto a adesão de alguns professores, estagiários e funcionários ainda era mais tímida. Entretanto, quando o grupo voltava contando como tinha sido bacana, relatando o que viu e o quanto se divertiu nas visitas, além do estreitamento de vínculo entre os diferentes profissionais, a adesão só aumentou.  O custo do transporte é por conta de cada um de nós.

Para quem está relativamente perto de São Paulo ou para pretende programar passeios culturais por lá, é legal dar uma olhada no site da Secretaria de Turismo da cidade, espaço que reúne todos os endereços e telefones do museus de São Paulo. Acesse aqui.

É muito importante preparar o olhar e o conhecimento sobre o que vai ser visitado.  Quando planejo uma visita cultural, faço uma pauta de formação sobre o que vai ser visto, assim estudamos a vida e obra do artista, por exemplo, para aproveitarmos melhor.  Quando a visita é aqui na cidade, com artista local, sempre consigo que o mesmo esteja presente e possa conversar com os professores, é muito bom e uma imersão na cultura da cidade.  Segue o site de alguns artistas que já visitamos e cuja obra vale a pena ser apreciada pelas crianças:   www.camargovalmir.com , www.guatacarabrasil.com .

Para este mês, já agendei uma visita através da Fundação Cultural no Programa de Educação Patrimonial , vamos participar de uma visita monitorada chamada “Nas Trilhas do Sanatório Vicentina Aranha”, que conta a história desse patrimônio arquitetônico e ambiental e sua influência nas transformações da cidade, quem já foi disse que foi muito bacana, o grupo está esperando ansiosamente!

E na sua escola, quais são os investimentos em cultura?

Um beijo, Leninha