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O uso de diferentes espaços da Escola – parte 1

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Ao propor atividades fora da sala, o professor consegue melhores resultados do que se fizer sempre tudo do mesmo jeito

Quando pensamos na criança de Educação Infantil, 3 a 6 anos, a imagem que vem na nossa mente é a criança em ação, correndo ou brincando.  A criança é puro movimento e as diferentes atividades na escola podem ser realizadas em espaços alternativos.  Neste post vou falar de algumas opções de espaços que encontramos aqui na nossa escola. Na próxima semana falarei sobre o uso de salas específicas, como informática e multimeios.

Estudos comprovam que a criança aprende e participa mais ativamente das diferentes situações didáticas se existe uma movimentação corporal que a precede, pois o movimento a disponibiliza para a participação mais ativa, mesmo que na sequência a situação aconteça nas mesas e a criança precise estar sentada e mais concentrada.

Encontrar na escola outros espaços em que as atividades podem ser realizadas é bem interessante, pois toda a movimentação de ir com a turma, cada criança levar consigo um apoio (como prancheta ou uma cadeirinha) é bem pertinente e o professor consegue melhores resultados do que sempre fazer tudo na sala, sempre do mesmo jeito.

Algumas soluções que encontramos quando está o grupo todo (25 ou 30 crianças):

Espaço de arte: no corredor atrás das salas colocamos duas mesas bem compridas (dessas de merenda) com bancos, tem uma cobertura (da continuação do telhado das salas) e um gramado na frente, o que é bem bacana, pois é parcialmente ao ar livre.  Aqui podem ser realizadas atividades que envolvem tintas (tem um tanque bem próximo que facilita lavar as mãos ou pincéis) ou qualquer outra que precise de mesas, pode ser de desenho, escrita ou outra.

 

Gramados: debaixo de árvore, se está sol, sentados diretamente na grama ou sobre faixas de TNTs são espaços privilegiados para contar histórias, fazer a roda de conversa ou brincadeiras, estar junto à natureza, fora da sala de aula, é fator de maior concentração por parte dos pequenos.

Palco do páteo ou mesas da merenda: Nosso palco fica no espaço da merenda, mas é utilizado antes ou depois dela para atividades que podem ser realizadas no chão e nas mesas da merenda quando precisam desse apoio.  Como são mais mesas que na sala de aula é bem interessante quando se quer que os pequenos fiquem mais espalhados.  Em épocas de chuva o palco é um bom lugar para que possam brincar, cantar e dançar, saindo um pouco do espaço de sala  de aula.

Quando é possível dividir o grupo com o estagiário (12 a 15 crianças):

Sala dos professores: às segundas, quartas e sextas (dias que não tem formação de professores) levar a turma para fazer leitura de imagens ou apreciação de obras de arte nesta sala é perfeito, por ser um espaço menor, as crianças ficam mais focadas.

Corredor das salas: sentar-se no chão com metade da turma, ou colocar 3 mesas de sala e as cadeiras, no corredor da frente ou detrás das salas, é uma constante na escola e acontecem diversos tipos de atividades.

Bem, toda essa movimentação só é possível porque temos uma rotina única, ou seja, todas as turmas estão no momento do diversificado ou do coletivo (parque ou merenda, trabalho com os eixos de conhecimento), o único cuidado é quando a atividade é mais barulhenta,momento de jogos e brincadeiras do eixo de movimento – aquele que em que se trabalha o correr, saltar, brincar com bolas, etc, então o professor procura um lugar mais longe das turmas que estão em atividades de outro eixo.

O importante é que as crianças façam muitas atividades em espaços alternativos, que, embora possa dar um pouco de trabalho para o professor no traslado dos materiais necessários, valerá muito, pois as crianças ficam mais focadas e dispostas a fazer coisas que saem de sua rotina.

O que você acha?

Um beijo, Leninha