No post anterior, escrevi sobre a importância dos diagnósticos do início do ano para a implantação de ações que visam recuperar crianças que se encontram com a aprendizagem defasada em relação à turma. Hoje, vou contar como oriento os professores auxiliares a colaborarem com os professores regentes, na tarefa de fazer com que todas as crianças avancem nas aprendizagens.
A partir de 2012, a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, regulamentou os estudos de Recuperação Contínua nas escolas por meio da atribuição de aulas a professores auxiliares. Eles atuam junto com os professores regentes, desenvolvendo atividades para que os alunos superem dificuldades.
Em 2013, além de coordenar os treze regentes, tenho também sete professores auxiliares. A turma cresceu e, por isso, a minha responsabilidade enquanto coordenadora pedagógica, também aumentou. Devo proporcionar o entrosamento de todos para o alcance do objetivo – a aprendizagem de todos os alunos, além de orientar, acompanhar e avaliar os trabalhos.
A primeira orientação que faço, tanto aos regentes como para os auxiliares é que ambos precisam ter uma boa interação profissional, caso contrário, não terão resultados positivos. Essa interação precisa ser colaborativa, uma vez que os dois são responsáveis pela recuperação das aprendizagens.
Algumas orientações aos professores auxiliares
- Trabalhar, quando necessário, em espaços fora da sala de aula. Isto acontece quando as atividades serão pontuais às dificuldades dos alunos. Em outros momentos, eles ficam com os alunos dentro da própria sala acompanhando os que têm dificuldades.
- Organizar um portfólio com as atividades desenvolvidas pelas crianças.
- Registrar os conteúdos e as atividades que desenvolvem semanalmente.
Acompanhamento dos trabalhos dos professores auxiliares
- Acompanho os trabalhos desses professores por meio dos portfólios e chamo-os para conversar e inteirar-me sobre isso a cada vinte ou trinta dias.
- Nas reuniões de Conselho de Classe e Série, que acontecem bimestralmente, avaliamos os trabalhos dos professores auxiliares com relação à recuperação dos alunos e, juntamente com o regente, redirecionamos os alunos com necessidades de recuperação e todo o trabalho do próximo bimestre.
Embora esteja no início, esta forma de organizar a recuperação dos alunos tem dado bastante certo.
E vocês coordenadores, têm, nas escolas, algum profissional voltado à recuperação das aprendizagens das crianças?
Beijos, Maria Inês