Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O uso de diferentes espaços – parte 2

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

É importante deixar os professores escolherem o espaço conforme a situação didática e os encaminhamentos de cada turma

Na semana passada falei sobre o uso de espaços alternativos para fazer atividades com os pequenos e o quanto isso pode ser bem bacana.  Hoje vou falar do uso de outros espaços na minha escola e os cuidados para assegurar a concepção construtivista de aprendizagem e o papel da escola.

Aqui na escola temos uma sala que denominamos Multimeios, que já foi uma sala de leitura.  A mudança é que por ser a única sala alternativa, lá foi colocado um palco grande para fantoches, a TV e o DVD, colchonetes e outros materiais.  Quando está chovendo ou muito frio é lá que acontecem as atividades de movimento.

Aos poucos, nós vimos que seria muito mais fácil mantermos os livros de literatura e de pesquisa organizados e acessíveis se os mesmos ficassem mais próximos, já que não temos uma pessoa para ficar nesta sala, então todos tem que cuidar, o que é um complicador.  Reorganizamos a sala dos professores e para lá foi a maioria dos livros de literatura e todos os de pesquisas, as crianças podem ir fazer pesquisas lá ou o professor seleciona os livros e os transporta para a multimeios, se é dia de formação.

A escala do uso da sala é aberta, ou seja, o professor agenda a utilização da sala conforme seu planejamento.  Há alguns anos, cada turma tinha o seu horário fixo mas isso mostrou não ser funcional, visto que muitas vezes os professores ficavam pensando o que iriam fazer, como iriam aproveitar aquele espaço naquele dia, não estava legal. O mais coerente é escolher o espaço conforme a situação didática e os encaminhamentos de cada turma.

Qual o uso da TV e do DVD na Educação Infantil? (atenção estou falando de período parcial!)

A TV é usada para ver trechos de documentários ou filmes que trazem informações sobre os projetos de Natureza e Sociedade,  Filhotes do infantil1, Gigantes Selvagens, do 2, ou Mar Adentro, do infantil 3.  Também é utilizada quando as crianças são filmadas em projetos de oralidade ou música, reconto ou apresentação de uma pesquisa e mostrar aos pequenos como se saíram é bem pertinente.

É interessante como professores eventuais e novatos na escola tem a concepção de que passar filmes ou desenhos infantis é uma boa proposta para as crianças, e o argumento é que elas gostam!  Sim as crianças gostam, mas este não é o papel da escola, nem consta em nenhum planejamento tal conteúdo. Era comum os pais enviarem um DVD de filme da Disney para o professor passar, agora todos já sabem explicar para as famílias porque não passamos esse tipo de filme.

A sala de informática tem sido um desafio, ainda que o uso da tecnologia seja muito interessante e necessário.  A sala, com 6 computadores, ficou pronta há cerca de um ano.  Nesse tempo os professores pesquisaram sites que poderiam contribuir nas pesquisas de Natureza e Sociedade ou atividades que contemplassem os objetivos dos eixos de aprendizagem e o uso do computador realmente fosse um diferencial.  Entretanto, ainda estamos engatinhando no uso adequado da sala.  Alguns programas que os professores testaram em suas residências simplesmente não abrem nos computadores da escola, não ter um monitor de informática implica que o professor se desdobre para orientar as crianças e cuidar do espaço e dos PCs. Bem, entre realizar uma  atividade com materiais pedagógicos ou no computador as professoras têm preferido a primeira opção.

No momento, parece que ter uma sala de informática não seja tão pertinente, assim como acho que não é pertinente ter uma brinquedoteca na escola, é preferível ter brinquedos nas salas e as crianças poderem brincar diariamente (mesmo que se faça um rodízio dos que são mais caros) do que só com hora marcada, talvez ter um computador em cada sala, e poder utilizá-lo sempre, seja mais interessante.

O link (veja aqui) pode ajudar a refletir mais sobre informática na educação Infantil.

E na sua escola, quais são os espaços que funcionam bem e respeitam a concepção pedagógica?

Um abraço, Leninha