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Organizar os professores por ano/série é importante para que eles consigam desenvolver estratégias específicas para a etapa de ensino em que trabalham
Em 2012, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo iniciou o Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMAI), que articula currículo, formação de professor e avaliação.
Enquanto coordenadora, recebo, na Diretoria de Ensino, formação para esse projeto por meio das Professoras Coordenadoras da Oficina Pedagógica dos Anos Iniciais e minha tarefa consiste em levar aos professores orientações para o desenvolvimento desse novo currículo.
As reuniões de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) que são realizadas às quartas-feiras são dedicadas, exclusivamente, ao estudo do Projeto EMAI. Vejam como eu organizo esses encontros de formação:
1- Estudo do material do Projeto EMAI
A primeira etapa consiste em reproduzir para os professores o material disponibilizado pela Secretaria. Geralmente são orientações aos professores e atividades para os alunos de cada ano/série.
Com o material em mãos, nas reuniões de ATPC, organizo os professores em grupos por ano/série para que discutam e se interem das orientações e das atividades propostas, para, somente depois, aplicarem em sala de aula. Todas as atividades têm orientações para direcionar a aplicação das mesmas com os alunos, inclusive as intervenções que devem ser realizadas. Neste momento, os professores estão conhecendo materiais necessários na aplicação das atividades e planejando as aulas de Matemática.
Oriento os professores para a importância de fazerem registros durante a aplicação das atividades: o que foi possível, o que não deu certo, entre outros aspectos. Dessa forma, é possível aplicar, analisar e avaliar o que está sendo positivo ou negativo nas atividades.
Também oriento para o planejamento do tempo em relação às atividades que devem aparecer na rotina de trabalho semanal.
2- Estudo das Expectativas de Aprendizagem
Às quartas-feiras também proporciono o estudo das expectativas de aprendizagem de Matemática segundo o Projeto EMAI. Denominei esses estudos de “destrinchar as expectativas”. Isto significa separar os assuntos que se espera que os alunos aprendam (números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação e espaço e forma), para que possamos: compreendê-los, enxergar neles os conteúdos a serem trabalhados, as atividades correspondentes a essas expectativas e, principalmente, a evolução das mesmas nos diferentes anos (1º a 5º Ano do Ensino Fundamental).
O relato dos professores a respeito da aplicação das atividades também ajuda no processo de formação. É em sala de aula que o currículo prescrito “deve acontecer de verdade” e a troca entre os pares, mediada pelo coordenador, leva ao crescimento do grupo.
E vocês coordenadores, como trabalham com a formação em Matemática no Ensino Fundamental 1?
Beijos, Maria Inês