Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A importância do acompanhamento do trabalho do coordenador

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Enquanto coordenadora pedagógica, tenho como principal função acompanhar o trabalho dos professores. Em contrapartida, as atividades que eu desenvolvo na escola também precisam ser acompanhadas. Hoje vou contar o que penso dessa ação e como ela é feita em minha escola.

Além da diretora da escola, que está diariamente comigo, as professoras coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino e a Supervisora da escola também acompanham o meu trabalho na escola. Para mim, esses acompanhamentos são de suma importância, pois o único objetivo é desenvolver o melhor trabalho possível da equipe e fazer com que as “coisas” aconteçam nas salas de aula.

Como a diretora acompanha o meu trabalho?
- Por meio das reuniões semanais da equipe gestora: conversamos sobre as reuniões de formação, o andamento dos projetos da escola, as orientações vindas da Diretoria de Ensino, a recuperação das aprendizagens dos alunos que se encontram em defasagem, a proposição e cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo, entre outros aspectos.
- Por meio da minha rotina de trabalho: mensalmente, a diretora acompanha o meu trabalho por meio das minhas rotinas. Olhando as rotinas de trabalho, é possível acompanhar o que realizei e o que não estou conseguindo fazer do modo como planejei.
- Por meio dos termos de acompanhamento de aulas: mensalmente, entrego à diretora os registros que realizo das observações das aulas dos professores. Depois da devolutiva que dou ao professor, minha diretora toma conhecimento de todo o processo. É uma forma de ela acompanhar o aspecto pedagógico da escola.

O acompanhamento da supervisora da escola
Quando a supervisora visita a escola, além dos assuntos administrativos que ela trata com a diretora, sempre há um momento para conversarmos. Exponho dúvidas, falo da minha preocupação em relação à gestão do tempo e a realização de todas as minhas funções. A conversa sempre é positiva, pois, ao acompanhar o meu trabalho, divido com ela minhas ansiedades e necessidades. As orientações são sempre bem vindas!

O acompanhamento das professoras coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino

Na diretoria de ensino, são duas as coordenadoras responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental. É uma dupla inseparável, muito comprometida, competente e querida que acompanha o trabalho pedagógico da escola.

Quando elas visitam a escola, estão, na verdade, verificando se as formações estão chegando até as salas de aula. Analisam os portfólios, os cadernos dos alunos, as rotinas dos professores, visitam as salas de aulas e conversam com os docentes. Elas têm um olhar clínico para o aspecto pedagógico e, principalmente, sabem conduzir as orientações que necessito para avançarmos.

Sinto-me segura ao saber que o meu trabalho é acompanhado e que posso compartilhar meus saberes e minhas dúvidas. É uma parceria que precisa acontecer se estivermos preocupados com a qualidade do ensino. Além disso, acredito na importância do acompanhamento e da “cobrança”.

E vocês coordenadores, como encaram o acompanhamento que fazem do trabalho de vocês?

Um beijo, Maria Inês