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Como a reunião do conselho de classe contribui com o trabalho do coordenador

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Nas reuniões do conselho, discutimos como estão as aprendizagens dos alunos e tomamos decisões a favor do desenvolvimento das crianças

As reuniões de Conselho de classe e série fazem parte do calendário do ano letivo e acontecem ao final de cada bimestre. Na minha escola, essas reuniões são organizadas em datas em que toda a equipe gestora e os professores possam estar presente.

Essa reunião é de suma importância, pois é um momento para discutirmos, coletivamente (professores de cada classe e professores da série/Ano), como estão as aprendizagens dos alunos, a frequência e, principalmente, tomarmos decisões a favor do desenvolvimento de todos.

A diretora levanta, com os professores, as seguintes questões: quantos alunos há na classe, quem são os transferidos, os matriculados recentemente, entre outros assuntos de cunho organizacional. Esse levantamento é garantido pelo trabalho da secretaria da escola que, como dizemos, “cuida da vida escolar dos alunos”.

Organizei uma planilha para fazer o levantamento de alguns dados que contribuem para o meu trabalho posterior à reunião e que disponibilizo aqui para vocês.

Os aspectos que considero relevantes são:

- Levantamento de quais áreas do conhecimento cada criança está abaixo das expectativas de aprendizagem.
- Levantamento de quais são as crianças que necessitam, no próximo bimestre, fazer trabalhos de compensação de ausências, pois ultrapassaram o limite de faltas. Geralmente, a falta de assiduidade às aulas interfere no desenvolvimento das aprendizagens. Aliás, a questão das faltas tem sido uma luta constante. Requer um trabalho incansável, tanto com as crianças quanto com a família.
- Levantamento dos alunos que são atendidos pelo professor auxiliar, isto é, precisam de “reforço”. Esse levantamento me ajuda com o trabalho de orientação, acompanhamento, avaliação e registros dos Professores Auxiliares.
- Levantamento de alunos que utilizam transporte escolar (zona rural e urbana). Considero esse levantamento importante, pois é uma realidade na escola e precisa ser levado em conta, por exemplo, ao organizar uma reunião de pais.
- Levantamento dos alunos que moram no orfanato. A escola fica próxima a um orfanato e esse levantamento contribui com o conhecimento da realidade da escola.
- Levantamento dos alunos que precisamos chamar os responsáveis para uma conversa, em particular, sobre o desenvolvimento das aprendizagens, as tarefas, entre outros aspectos pedagógicos.

Nessa reunião, também fazemos o acompanhamento e avaliação dos trabalhos dos Professores Auxiliares. Esse mapeamento de cada turma, ao final do bimestre, me proporciona, enquanto coordenadora, conhecer a realidade da escola e dos alunos, planejar ações que levem ao avanço das aprendizagens e direcionar o trabalho para o próximo bimestre.

E vocês coordenadores, que proveito tiram dessas reuniões?

Beijos, Maria Inês