Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Por que fazer o reconto é tão importante na Educação Infantil?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

O reconto de histórias possibilita às crianças utilizarem expressões e palavras tal como aparecem na narrativa do livro

As crianças da Educação Infantil adoram imitar o adulto, costumam brincar de escolinha falando da mesma maneira que seus professores e é justamente essa imitação que queremos no momento do reconto de clássicos da literatura pelas crianças.

Quem nunca viu uma criança com um livro de história nas mãos fazendo todos os jeitos e trejeitos do professor dela?

Ter clareza do impacto do comportamento leitor do professor, em cada um de seus alunos, é fundamental para qualificar ainda mais seu planejamento da hora da história e assegurar o reconto pelas crianças.

Na formação sobre literatura infantil, que descrevi no post anterior (clique aqui para ver), solicitei que as professoras filmassem uma criança fazendo o reconto para compartilhar seus encaminhamentos e refletirmos sobre esse conteúdo.

Foi muito interessante ver indícios dos encaminhamentos que cada professor faz na hora da história através do reconto das crianças.
Duas crianças de 3 anos recitaram ao final do reconto “…e essa história entrou por uma porta e saiu por outra! Quem quiser que conte outra!”, demonstrando exatamente como a professora encaminha esse momento, como esse tipo de intervenção é percebida e importante para os pequenos.

Outra criança falava “agora eu vou contar uma história que vocês vão gostar muito!” e segundo a professora, o jeito de falar e até de se sentar e segurar o livro era uma imitação perfeita dela própria.

Outro aspecto que chamou a nossa atenção foi o comportamento dos colegas enquanto a criança fazia o reconto, todos atentos ao colega e de fato interessados na história.

Certamente, com as filmagens, foi possível cada professor ver como as crianças são capazes e como seus colegas encaminham a situação de reconto em sala de aula e puderam ampliar ainda mais os seus encaminhamentos.

O reconto de clássicos da literatura infantil (contos de fada, contos maravilhosos, de aventuras e outros) pode possibilitar que as crianças aprendam a:
Utilizar expressões e palavras tal como aparecem na narrativa do livro fonte;
Apropriar-se de um vocabulário que não utilizamos na linguagem coloquial do dia a dia,
Ficar atentas à sequência dos acontecimentos da narrativa, à descrição de cenários, do vestuário e alimentos de outras épocas, ampliando assim seu universo cultural.

Ora, que outra situação de oralidade as crianças teriam oportunidade de utilizar a linguagem escrita tal como aparece na literatura?

Disponibilizo aqui as orientações didáticas elaboradas pelas professoras como sistematização da formação.

E na sua escola? O reconto faz parte das situações didáticas?

Um beijo, Leninha.