Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A importância da leitura em voz alta no início dos encontros de formação

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

A leitura em voz alta pelo professor no início do período da aula é uma atividade permanente e diária aqui na escola, em todas as turmas do Ensino Fundamental 1. Nas reuniões de trabalho pedagógico coletivo (ATPC), também faço uma leitura para os professores.

Considero-a importante porque tem o objetivo de repertoriar os professores com textos literários de boa qualidade, isto é, de escritores consagrados. Além disso, ao fazer a leitura para eles procuro demonstrar, na prática, como devem fazer com os seus alunos.

A seleção das leituras

Procuro diversificar as leituras, de modo a ler para os professores diversos gêneros, por exemplo, contos, crônicas, poesias, entre outros. Já cheguei a ler um livro inteiro! Levamos um ano para terminá-lo. A turma gostou muito e se chama “As batalhas do castelo” de Domingos Pellegrini. Vale a pena ler! Seleciono textos de autores reconhecidos pelo público pela qualidade da produção. Também procuro ler textos mais curtos para que sejam concluídos na mesma reunião. Os textos que seleciono não precisam ter relação com o tema da reunião, pois o momento dessa leitura também é de formação.

Como procedo

Assim que os professores chegam para a reunião e se acomodam, inicio a leitura apresentando o título e o portador. Apresento o autor, sempre comentando algo sobre ele. Quando não há a apresentação dele no próprio livro, procuro na internet, pois é importante como contexto da leitura. Também procuro falar o porquê de ler aquele texto.

Às vezes, após apresentar o título, peço para que antecipem sobre o que pensam que o texto vai nos trazer. A antecipação é uma estratégia de leitura e com essa prática, implicitamente, quero mostrar que é importante fazer também com as crianças.

Após a leitura, espontaneamente, saem comentários individuais, “gostei”, “me emocionei”, “me chocou”, “não gostei”, enfim, comportamentos de leitor.

Dica importante

Antes de fazer a leitura em voz alta, é preciso prepará-la. Sua preparação envolve a escolha e a leitura prévia. Ler antes de apresentar aos professores me dá segurança e planejo onde preciso entonar a voz numa palavra ou frase.

Fazer a leitura em voz alta para os professores já e uma rotina em nossas reuniões.

E vocês coordenadores, como planejam as leituras iniciais dos encontros de formação?

Beijos, Maria Inês