Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Um ano cheio de aprendizagem!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Muito obrigada por esses 365 dias, tantos comentários, críticas e elogios que me entusiasmam cada vez mais! É bom demais receber o carinho de cada um de vocês!

Há pouco mais de um ano, a equipe do site de Nova Escola me pediu para escrever sobre coordenação pedagógica na Educação Infantil em um blog que teria como missão ajudar gestores de todo o Brasil a fazer a formação de professores, a estreitar o relacionamento com a comunidade escolar, a organizar os espaços da escola e a gerir materiais. Quanta coisa, não é mesmo? Achei a missão bem difícil, pedi até tempo para pensar, mas depois de consultar meus colegas e de refletir como seria legal entrar em contato com gestores de todo o Brasil, resolvi aceitar.

Quando recebi o convite para contar o dia a dia da coordenação na escola, achei que o projeto seria curto e que bastariam 15 ou 20 posts para esgotar os assuntos. Mas logo percebi que é impossível resumir tantos encaminhamentos em alguns textos. O tempo foi passando e lá se foram mais de 50 posts! E ainda há muito para contar!

Trabalhar com Educação e formação de professores é uma espiral sem fim: você está sempre aprendendo, enxergando coisas que antes não tinha uma teoria para orientar esse olhar, conhecendo maneiras mais eficazes de fazer intervenções e, principalmente, tendo a criança e o professor como fontes de aprendizagens contínuas. Que fique bem claro: eu aprendo com as crianças e com os professores.

Como tem sido a experiência para mim?          

Escrever aqui no blog tem proporcionado a mim uma aprendizagem constante! Fazer um texto, de apenas uma página, com clareza e objetividade, e que possa ser interessante para outros coordenadores é um desafio enorme!  Escrevo e reescrevo inúmeras vezes! Cada texto é escrito pelo menos duas vezes. Já cheguei a escrever cinco versões de um mesmo post. Muitas vezes pedi que outra pessoa lesse,  a diretora da escola (Angélica), algumas professoras, minhas formadoras da Secretaria (Shirlei e Emelisa), ou ainda colegas coordenadoras, afinal não há nada que ajude mais do que um outro olhar sobre o texto.

Sempre que eu escrevo, penso se estou me fazendo compreender e se estou contemplando situações que podem acontecer na maioria das escolas Brasil afora. Outra coisa que não sai da minha cabeça é que preciso apresentar para vocês conteúdos novos e não ficar aqui falando sobre o que todo mundo já sabe…

Participação dos leitores

Os comentários que outros coordenadores e professores deixam depois de um post me dão bem a medida se foi bacana e pôde contribuir com outras escolas, se houve assimilação deformante ou não fui clara e objetiva o suficiente, ou ainda se o tema não era interessante.

Pude ver o quanto tem coisa bacana acontecendo em vários lugares e também fiquei bem contente com comentários de várias coordenadoras aqui da rede de São José dos Campos, elogiando e contando que aproveitou alguma sugestão que escrevi.

Bem, tem sido uma aprendizagem e tanto, com muito esforço e empenho de minha parte, espero que cada vez eu possa escrever melhor e contribuir para a reflexão e encaminhamentos na prática de outras coordenadoras pedagógica.

Depois de fazer essa reflexão sobre o meu próprio trabalho aqui no blog, gostaria de saber se vocês, que me acompanham por todo esse tempo, gostariam de fazer alguma sugestão para que o blog melhore a cada dia.

Muito obrigada por esses 365 dias, tantos comentários, críticas e elogios que me entusiasmam cada vez mais! É bom demais receber o carinho de cada um de vocês!

Um beijo, Leninha.