A primeira coisa que refletimos foi: para quem são os materiais expostos nos murais?
Para as famílias, para as outras crianças e professoras de outras turmas. Se nosso público maior são as famílias e as crianças é preciso cuidar das produções dos murais considerando estes interlocutores. A partir dessa reflexão, redefinimos inclusive a altura dos murais, que eram muito altos. Como a escola só atende crianças de 3 a 6 anos, abaixamos a altura dos materiais expostos para que todas os pequenos pudessem olhá-los. (acesse aqui as orientações básicas sobre o uso dos murais).
Como potencializar a apreciação dos murais pelas crianças?
A orientação é que os professores podem fazer a apreciação das produções que estão nos murais com a sua turma de 2 maneiras:
- Em situações cotidianas: quando estão indo ou voltando do parque, do pátio e no trajeto param para olhar informalmente;
- Situações planejadas: conduzir a turma para fazer a apreciação e fazer algumas intervenções.
Se as produções são de arte pode-se perguntar:
- Como será que foi feita essa produção?
- Que material foi utilizado?
- O que foi feito primeiro, o fundo ou os desenhos (por exemplo)?
Se são produções de outros eixos:
- O que será que essa turma fez? O que está exposto nesse mural?
- Tem algumas coisas escritas, vocês querem que eu leia alguma parte?
- O que será que pode estar escrito aqui?
Conduzir as crianças para a apreciação é uma situação didática bem interessante e certamente as crianças conduzirão seus pais para o mesmo tipo de apreciação.
Periodicamente, fotografo os murais para guardar o registro. Algumas fotos são reveladas e ficam num álbum na sala dos professores para inspirar novos murais.
E na sua escola, os murais estão sendo apreciados pelas crianças também?
Um abraço, Leninha