Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Os murais e a apreciação deles pelos pequenos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

A primeira coisa que refletimos foi: para quem são os materiais expostos nos murais?

Para as famílias, para as outras crianças e professoras de outras turmas.  Se nosso público maior são as famílias e as crianças é preciso cuidar das produções dos murais considerando estes interlocutores.  A partir dessa reflexão, redefinimos inclusive a altura dos murais, que eram muito altos. Como a escola só atende crianças de 3 a 6 anos, abaixamos a altura dos materiais expostos para que todas os pequenos pudessem olhá-los. (acesse aqui as orientações básicas sobre o uso dos murais).

Como potencializar a apreciação dos murais pelas crianças?

A orientação é que os professores podem fazer a apreciação das produções que estão nos murais com a sua turma de 2 maneiras:

  1. Em situações cotidianas: quando estão indo ou voltando do parque, do pátio e no trajeto param para olhar informalmente;
  2. Situações planejadas: conduzir a turma para fazer a apreciação e fazer algumas intervenções.

Se as produções são de arte pode-se perguntar:

  • Como será que foi feita essa produção?
  • Que material foi utilizado?
  • O que foi feito primeiro, o fundo ou os desenhos (por exemplo)?

Se são produções de outros eixos:

  • O que será que essa turma fez? O que está exposto nesse mural?
  • Tem algumas coisas escritas, vocês querem que eu leia alguma parte?
  • O que será que pode estar escrito aqui?

Conduzir as crianças para a apreciação é uma situação didática bem interessante e certamente as crianças conduzirão seus pais para o mesmo tipo de apreciação.

Periodicamente, fotografo os murais para guardar o registro. Algumas fotos são reveladas  e ficam num álbum na sala dos professores para inspirar novos murais.

E na sua escola, os murais estão sendo apreciados pelas crianças também?

Um abraço, Leninha