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Educação Infantil não é preparação para o Ensino Fundamental! É hoje, aqui e agora!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Explicar aos pais e aos professors os objetivos de cada eixo de aprendizagem auxilia a compreensão do real papel da Educação Infantil

Parece até clichê dizer que o papel da Educação Infantil não é preparação para o 1º ano do Ensino Fundamental, entretanto, algumas pessoas ainda acreditam nisso e a prática de alguns profissionais também nos remetem à tal concepção.

Ora, se são pessoas leigas (comumente os familiares de nossos alunos) que acreditam nisso, penso que o caminho seja mostrar através de uma prática consistente, e constantemente esclarecedora, sobre o que e porquê tais propostas estão acontecendo, e com certa facilidade se demove a crença de que  a criança está na “escolinha” apenas para brincar e se socializar.

Quando você explicita na reunião de pais ou no relatório da criança os objetivos de cada eixo de aprendizagem, como a criança vai aprender ou como foi o processo de aprendizagem pode-se contribuir para a disseminação do real papel da Educação Infantil.

Agora, se são profissionais da Educação que ainda possuem essa crença só existe uma causa: falta de conhecimento!   Certamente a pessoa deixou de estudar, ler e acompanhar as inúmeras pesquisas didáticas, em diferentes áreas do conhecimento, sobre os processos de aprendizagem das crianças de 0 à 5 anos.

Hoje sabemos que a criança constrói conhecimentos e aprimora procedimentos para resolver questões ou problemas que estão acontecendo, que a mobilizam nesse momento. Desde muito pequena a criança aprende no momento que precisa resolver problemas que a mobilizam, é assim para aprender a falar, andar, montar um quebra cabeça ou aprender a ler e escrever.

Exemplificando numa situação de leitura: a professora apresentou uma lista de animais (LEÃO, GIRAFA, URSO, TIGRE E ELEFANTE) para a Mariana e para o Pedro (4 anos) e perguntou onde poderia estar escrito TIGRE.  Nesta turma as crianças estão estudando os Gigantes Selvagens, estão mobilizados pelas pesquisas dos animais e localizar qual destas palavras é TIGRE é um bom problema.  Mariana e Pedro analisam cada palavra, apoiam-se nas letras iniciais ou finais: “Esta não é porque tem o GI da Giovanna”, afirma Mariana.  “Pode ser essa, olha termina com E” (comenta Pedro apontando para a palavra elefante),e continua analisando a palavra elefante:  “ TIGRE….ah…mas essa começa com E e TIGRE começa com…com… I.  Mariana concorda e analisa as outras escritas, ao analisar tigre exclama: “Nessa tem I….olha e termina com E.  Então é essa!”   Correm chamar a professora para confirmar.

O relato acima mostra que a reflexão sobre a escrita das palavras é um conhecimento em ação, está ocorrendo aqui e agora porque as crianças tiveram um bom problema para resolver.  Logo a professora poderá propor para que localizem uma palavra em uma lista onde todas terão a mesma inicial e final para que se apoiem nas letras do meio.  Essa aprendizagem é para hoje, não é uma preparação para daqui um ano.   Há muito tempo já se sabe que não existe o que chamávamos de prontidão, treino ou preparação, as crianças aprendem  estabelecendo relações entre os seus conhecimentos prévios com os desafios que lhe são colocados.

Enfim, a Educação Infantil é momento de aprender hoje, aqui e agora porque as crianças têm desafios, problemas a resolver e se mobilizam para tal!

O que vocês acham?

Um beijo, Leninha