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Como fazer a transição entre coordenadores pedagógicos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
No momento de transição entre os coordenadores pedagógicos, é importante deixar todos os registros em dia. Isso garante a continuidade do trabalho

No momento de transição entre os coordenadores pedagógicos, é importante deixar todos os registros em dia. Isso garante a continuidade do trabalho

É comum que na metade do ano ocorram algumas mudanças nas equipes de direção das escolas, entretanto, tais alterações devem assegurar que os programas e projetos institucionais tenham continuidade.

Sou defensora de que a escola deve ter uma identidade, ser respeitada no seu percurso e valorizada no seu perfil institucional.

Todas as escolas estão inseridas num contexto físico, construíram uma história com aquela comunidade, estabeleceram vínculos muito particulares com funcionários, professores, os alunos (e seus familiares). Tudo isso precisa ser considerado!

Existem dois lados nessa transição. Quem está saindo que tem o dever de deixar registros, documentos e talvez alguns encaminhamentos. Quem está chegando precisará de um tempo para entender o funcionamento daquela instituição, o que já foi construído e o que pode ser aperfeiçoado.

Vou falar sobre o que precisa ser deixado pelo coordenador que está saindo.

Documentos:

• Os planejamentos dos diferentes eixos de aprendizagens de cada nível do ano em curso;
• As avaliações dos planejamentos (que já se encerraram) assinalando o que foi bom e deve permanecer, bem como o que precisa ser revisto no próximo ano;
• Os registros da formação dos professores no horário de HTC (Horário de Trabalho Coletivo);
• As avaliações dos eventos, das formações, das reuniões de pais e outros;
• As sistematizações (textos, orientações didáticas, planos de ação) frutos das formações;
• Registros dos acompanhamentos de aprendizagem das crianças;
• Registros e laudos das crianças portadoras de necessidades especiais;
• Todos os livros, apostilas, orientações e circulares enviadas pela Secretaria Municipal de Educação;
• Os Documentos que registram combinados e orientações sobre diversos aspectos – os eventos do ano, a logística do momento do parque e do lanche, o que fazer em situações de emergência e muitos outros itens;
• As autoavaliações e devolutivas de avaliação de todos os professores.

Além dos documentos, acredito ser necessário um “tête-à-tête” entre os coordenadores para que conversem sobre a escola, mostrem o que está aonde, sugiram possíveis encaminhamentos para as próximas semanas, enfim… o importante é focar o futuro com vistas a viabilizar o trabalho do novo coordenador e a escola continuar funcionando a todo vapor!

E com vocês, como tudo isso aconteceu? Quando vocês assumiram a coordenação nas escolas onde trabalham, encontraram tudo documentado? Tiveram tempo de conversar com a pessoa que estava saindo? Compartilhem comigo suas experiências!

Um beijo, Leninha