Num post que escrevi sobre o planejamento que acontece no início do ano letivo (veja aqui), afirmei que as discussões coletivas e as orientações recebidas no planejamento escolar deixam os professores mais seguros para iniciarem seus trabalhos.
Muito bem. Estamos prestes a iniciar o segundo semestre do ano escolar e, portanto, é hora de (re)planejar!
Esse trabalho consiste em avaliar o que foi planejado, executado e acompanhado na primeira metade do ano. Após essa discussão, devemos propor coletivamente os redirecionamentos necessários.
Vou contar para vocês como organizo as reuniões de (re)planejamento que acontecem ao final de julho na minha escola.
• Leitura em voz alta: uma boa leitura literária faz parte de todas as reuniões que organizo para os professores. Que tal uma leitura leve e mais descontraída? Afinal de contas, todos estão voltando das merecidas férias.
• Conversa informal: sempre realizo uma conversa informal com os professores, voltada para sua autoestima e sua valorização. Também falo sobre o quanto as crianças da Escola Maria Aparecida, onde eu trabalho, precisam deles. Sabemos que o início do terceiro bimestre e da reta final do ano letivo são desgastantes e nós, líderes do grupo de docentes, não podemos deixar a peteca cair, não é mesmo?
• Retomada dos resultados do semestre anterior: nas reuniões, apresento ao grupo os resultados das sondagens que aconteceram no final de junho: a de hipóteses de escrita, a de produção de textos, a de matemática e a do simulado dos 5º anos. Desta forma, analisamos coletivamente os avanços e onde precisamos investir mais. Para o segundo semestre, não podemos nos esquecer de um detalhe: ter clareza de quantos são e quem são as crianças que precisam de maior investimento no ensino e na aprendizagem.
• Participação dos pais: também apresento os índices de participação dos pais de cada classe na última reunião. Na minha escola, temos uma meta em relação à presença dos responsáveis nos encontros. Portanto, não podemos perder de vista as ações já desenvolvidas e o que ainda podemos fazer para aperfeiçoá-las.
• Avaliação dos projetos didáticos: avaliamos os projetos didáticos desenvolvidos no primeiro semestre e destacamos os pontos positivos e/ou negativos. No segundo semestre, retomamos os que estavam previstos para acontecer.
• Retomada dos combinados: não abro mão dos combinados do início do ano. Portanto, revisamos todos e avaliamos até que ponto estão sendo cumpridos. Como costumo dizer, é melhor combinar para depois ninguém dizer que não sabia, não é verdade?
Já ia me esquecendo… um lanchinho especial durante os encontros também faz parte do trabalho!
E vocês, coordenadores, já estão pensando nas reuniões de (re)planejamento? Compartilhe conosco suas ideias e práticas.
Beijos, Maria Inês