Depois de 28 anos atuando na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos, obtive o direito de me aposentar, e o fiz!
Vou sentir muita falta do cotidiano da escola, do contato intenso com os pequenos e de acompanhar seus percursos de aprendizagem desde que iniciam, aos 2 ou 3 anos, até completarem o infantil 3, já com 5 ou 6 anos. Também vou ficar com saudades das famílias e das pessoas com as quais convivi, aprendi, auxiliei, orientei e estabeleci vínculos profissionais e afetivos.
Nunca tive dúvida de que quando eu tivesse completado o tempo e a idade para me aposentar o faria. É claro que dá um certo medo! Afinal, depois de tantos anos trabalhando e adorando o que faço, vou precisar me adaptar a uma nova rotina.
Mas eu já vinha me preparando para essa nova fase e tenho planos de continuar atuando na Educação Infantil, agora como formadora, assessora ou consultora. Por isso, fico um pouco mais segura da minha decisão.
O que vou fazer daqui para frente?
Primeiramente, vou organizar meus livros, minhas apostilas e meus CDs de formação no meu minúsculo escritório. Só tive noção da quantidade de materiais que eu tinha na escola quando os coloquei em ordem e comecei a trazer para minha casa. Acho eu vou precisar fazer mais prateleiras!
Já no primeiro semestre, comecei a fazer algumas assessorias em outros municípios, como formação de coordenadores de escola, de professores e implantação de escola de tempo integral. Agora, eu vou poder ampliar esse trabalho e me dedicar mais.
Vou continuar escrevendo aqui no blog, com base na experiência dos diversos encaminhamentos que efetuei na escola (que estão sistematizados e na fila de espera para virar um post) e na minha atuação daqui para frente.
Ah… também vou poder ler mais e talvez passar as aulas da academia de ginástica do período da noite para de manhã!
A vida profissional é feita de fases, não é mesmo? Neste semestre, a minha está começando uma nova! E a sua?
Um beijo, Leninha.