Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Projeto de Matemática: quem poupa se diverte e aprende!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Projeto para trabalhar o sistema monetário: aprendizagem e diversão na certa!

Projeto para trabalhar o sistema monetário: aprendizagem e diversão na certa!

Um faz de conta que faz muito sucesso na turma de 5 anos é o mercadinho. As crianças simulam situações de compra e venda, se dividem entre os papeis de vendedor, comprador e caixa e discutem valores com notas de brincadeira. Com essa atividade, além de aprenderem, elas se divertem muito!

Hoje, vou aproveitar o gancho do post da semana anterior sobre o ensino de Matemática para os pequenos dessa idade (acesse aqui) e vou compartilhar com vocês um plano para trabalhar o sistema monetário, elaborado por mim e pelos professores da escola Maria Alice Pasquarelli.

Considerando os objetivos do eixo de Matemática e observando a turma entusiasmada desse jeito que contei que pensamos no projeto “Quem poupa se diverte!”. Nele, planejamos atividades que envolvem o uso do nosso sistema monetário, a contagem de moedas, a ordenação e comparação de valores, o registro de quantidades monetárias e a realização de cálculos mentais e escritos a partir de situações problema. Todo esse trabalho tem um objetivo final (além do principal, que é a aprendizagem!): realizar um passeio bem bacana com os pequenos na última semana de aula.

Como o projeto funciona?
Logo no início, compartilhamos o objetivo do projeto com as crianças, dizendo que temos que juntar moedas para atingir um determinado valor para fazer o passeio. A saída pode ser passar o dia num sítio (com direito a passeio de charrete e piscina) ou outro local que seja legal. Antecipadamente, verificamos todos os custos por pessoa, inclusive do transporte, para que tenhamos uma meta. Geralmente, o valor fica em torno de 50 reais.

Na reunião de pais, apresentamos o projeto, que dura dois meses, e explicamos a importância de eles enviarem as moedas paulatinamente. Sugerimos que responsáveis comecem mandando 10 centavos para que os meninos aprendam a contar de 10 em 10. Depois, passamos para moedas de outros valores.

Para organizar todo o dinheiro, a escola compra dois cofres de plástico (porquinhos bem grandes!) para cada turma, que escolhe um nome para o banco de sua classe. A poupança é feita coletivamente, mas cada criança tem sua própria caderneta para registrar os valores que trouxe (veja aqui um exemplo). Depois de algumas semanas, enviamos um bilhete para as famílias informando o quanto seus filhos já têm e o quanto falta para atingir o valor estipulado.

Lidando com as famílias
É claro que temos algumas crianças que não trazem as moedas. Por isso, para entender a situação, procuramos conversar diretamente com os responsáveis para saber o motivo. Em alguns casos, as famílias têm condições financeiras, mas não participam da vida escolar dos filhos. Essas são as que, geralmente, nos apresentam mais dificuldade. Em outros, os familiares não têm condição financeira, mas, mesmo assim, enviam as moedas que podem.

Se não atingirem o valor necessário, a Associação de Amigos da Escola completa o que falta.
Independentemente de trazerem moedas ou não, todos os pequenos participam das atividades de contagem e registro de valores, pois fazemos cópias coloridas e plastificadas do dinheiro (veja aqui um modelo).

Abrindo o cofre
Depois de participarem de várias propostas envolvendo o sistema monetário (acesse aqui o planejamento), as turmas abrem os cofres para organizar as moedas e trocá-las em algum comércio para facilitar o pagamento. É interessante convidar dois responsáveis (mãe, pai ou irmãos mais velhos) para ajudar na tarefa de separar e contar o dinheiro. Além de acelerar o processo, demonstra transparência por parte da escola. Afinal, é bastante dinheiro!

Com dinheiro contado e trocado, partimos para o passeio, onde as crianças se divertem com os colegas e, principalmente, compreendem o valor de poupar!

A cada ano, esse projeto é revisado e procuramos melhorá-lo. Tem sido bem bacana, pois os pequenos nos surpreendem muito pelo o que já sabem sobre moedas e valores! Para alguns, é a primeira vez que lidam com isso, mas o importante é que todos aprendem bastante!

E na sua escola, já surgiu alguma proposta ao observar as brincadeiras dos meninos?

Um beijão, Leninha