Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O produto final de um projeto didático

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Todos os trabalhos realizados na escola ao longo de um período devem ter um fechamento

Todos os trabalhos realizados na escola ao longo de um período devem ter um fechamento

No primeiro semestre deste ano, desenvolvemos com as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental da minha escola o projeto “Animais do Mar”, que faz parte do material do “Programa Ler e Escrever”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O trabalho consistiu em proporcionar às crianças a leitura de textos de divulgação científica e a apresentação das características dessas produções. Elas leram com o objetivo de estudar sobre os animais marinhos e de escrever textos a respeito deles no mesmo estilo dos que leram.

As etapas de desenvolvimento do projeto foram as seguintes:

• As docentes e eu apresentamos a proposta para as crianças.

• Depois, elas se organizaram em duplas, estudaram os textos e escolheram um dos animais vistos.

• Juntas, elas escreveram e reescreveram suas produções, com orientação do professor, e as ilustraram.

Hoje, vou contar para vocês como organizei com as professoras o produto final desse projeto, que já estava planejado desde o início do ano.

Antes, quero ressaltar que considero muito importante um produto final para todos os projetos didáticos. Isso significa que todos os trabalhos realizados na escola ao longo de um período devem ter um fechamento. É essencial, no entanto, não valorizar somente esse produto final, pois este, muitas vezes, é confundido com “fazer algo mirabolante ou grandioso”. O importante é fazer com que as crianças percebam que todo o trabalho desenvolvido terá uma finalização e ela é feita sempre com o objetivo de melhorar a aprendizagem.

Sendo assim, este ano, planejamos apresentar para os responsáveis os textos produzidos e ilustrados por suas crianças no dia da reunião de pais. Para isso, as professoras organizaram os trabalhos dos pequenos no mural de cada sala de aula.

No dia do encontro, as docentes e eu esclarecemos o projeto desenvolvido e convidamos a todos a apreciarem as produções de seus filhos. Dessa maneira, os pais puderam perceber o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, e estes ficaram felizes pelo fato de seus pais prestigiarem seus trabalhos.

E vocês, coordenadores, desenvolvem projetos didáticos? Como organizam o produto final?

Beijos, Maria Inês