Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O dia a dia na escola: saberes em construção, convivência em profusão!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Parabéns para todos nós!

Parabéns para todos nós!

Hoje é dia 15 de outubro, Dia do Professor! Por isso, gostaria de propor a vocês celebrarmos esta data fazendo uma reflexão sobre o nosso dia a dia na escola.

O educador é uma das poucas pessoas cuja profissão tem o ser humano como material e o produto do seu trabalho. Quanta responsabilidade, não é? Na nossa rotina escolar, convivemos diariamente com crianças e adultos que estão ali para aprender. Planejamos situações didáticas, vibramos com as conquistas e muitas vezes não conseguimos dormir à noite porque alguns pequenos não se interessam ou não avançaram quase nada em suas aprendizagens, a despeito de nossas intervenções. Esses momentos sempre foram uma constante na minha vida, atuando tanto em sala de aula como na coordenação pedagógica.

Apesar desses altos e baixos pelos quais todos nós sempre passamos, é ótimo perceber no fim do dia que, com o meu trabalho, posso fazer toda a diferença na vida de uma pessoa, ajudá-la a ser mais feliz, a ter consciência do quanto é capaz e perceber o quanto já aprendeu! Assim, sei que contribuo com a sua autoconfiança e autoestima.

Agora, mesmo atuando como formadora de professores, eu continuo sentindo as mesmas coisas. Meu trabalho ainda exige que eu lide com as pessoas e suas conquistas, auxiliando docentes – e também alunos – a ter consciência de que são capazes do que quiserem e de que existe alguém que se importa com elas.

De tudo o que eu falei, o que precisa ser assegurado, seja na posição do professor em relação a seus alunos ou do coordenador pedagógico em relação aos professores, é o imenso respeito pelo ser humano. Nós, professores, precisamos acolher os saberes das pessoas, ter clareza de suas necessidades de aprendizagem, propor intervenções e ajudar para que tenham sucesso. Resumindo, é preciso cuidar para que a convivência seja pautada no acolhimento e no apoio.

Depois dessa reflexão, desejo a vocês que não apenas o Dia do Professor seja ótimo, mas também que o dia a dia na escola seja sempre gratificante, porque trabalhar com o aprimoramento de pessoas é bom demais!

Parabéns para todos nós!

Antes de me despedir, quero deixar um pedido: que tal compartilhar conosco por que você acha bacana ser professor ou coordenador?

Um abraço carinhoso em todos os professores,

Leninha