O que é um projeto institucional?
POR: Ana Benedita Guedes Brentano
Uma característica do projeto institucional é o atendimento de uma demanda da escola que exige mudança. Trata-se de buscar a solução de um problema que traz desconforto e insatisfação aos integrantes da instituição. O desenvolvimento dele está alicerçado no diagnóstico, na proposição de metas, na identificação e no planejamento das ações a serem usadas na resolução da questão. Portanto, o projeto institucional se constitui em si mesmo como uma metodologia de trabalho.
O documento é composto de uma justificativa baseada em um diagnóstico da situação-problema, o que possibilita iluminá-la de forma aguçada e crítica. É importante que todos os atores ajudem nessa análise para que ela seja o mais detalhada possível. O problema será resolvido a partir da execução de várias ações ou da implantação de uma proposta nova, que propiciará avanços no atendimento aos alunos e à comunidade, no conteúdo trabalhado em sala de aula, na metodologia utilizada e na avaliação.
Os projetos podem reunir uma série de condições favoráveis para que a escola assuma com mais responsabilidade as mudanças, promovendo a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade. Contudo, para que isso ocorra, é importante definir quais são os pontos de atenção e quais são as questões mais frequentes e frágeis que merecem ser discutidas. Portanto, esse é o momento de traçar as metas. Uma das recomendações é elencar de três a quatro objetivos, o que permitirá que o foco seja mantido com mais coerência. Quanto mais metas, maior a possibilidade de dispersão das ações.
A proposta de resolução de situações-problema pela via institucional é um grande desafio que dá sentido a todos que dela participam. É uma metodologia que possibilita "encurtar a distância entre os propósitos e a realidade" e um instrumento que se acomoda às inquietações, contribuições, hipóteses e estratégias dos envolvidos. O projeto institucional permite instalar na escola um clima de cooperação que vai além da instituição, envolvendo pais de alunos e comunidade, e possibilita trocas de saberes entre as turmas, os funcionários, os professores e os gestores.
Como já foi dito, o projeto começa com a abordagem de algo que se pretende melhorar. Inicialmente, a problemática é assumida pelo diretor, que a apresenta com objetivos definidos de forma clara, utilizando indicadores de avaliação e prevendo, a cada etapa, atividades individuais, coletivas e grupais. Ao criar condições adequadas e possibilitar que as ações adquiram outro valor, o projeto institucional passa a ser instrumento imprescindível para encontrar ferramentas de análise dos problemas que se colocam e sobre os quais o grupo de profissionais está convocado a refletir. Quando a equipe escolar é ouvida e está implicada no planejamento e execução do plano, ela se sente responsável pelas mudanças a serem alcançadas, principalmente quando é reconhecida pelo que têm a oferecer.
No desenvolvimento do projeto, quando as ações estão ocorrendo, cabe ao diretor assumir a coordenação e articulação de tudo. Essa é parte mais trabalhosa e complexa, porque o gestor precisa ficar atento a várias atividades ao mesmo tempo e acompanhar e integrar a atuação dos diferentes grupos, sempre tentando manter o foco. Por isso, é aconselhado propiciar encontros sistemáticos, individuais ou coletivos, com todos os envolvidos para permitir a troca de experiências e a reflexão sobre o que está sendo desenvolvido. Nessas reuniões, pode haver confronto entre algumas estratégias e soluções, mas é assim que se possibilita a ampliação de conhecimentos.
Amplitude dos projetos
O projeto institucional pode transpor os limites da unidade educacional. No decorrer da implantação ou das mudanças, podem surgir desdobramentos de outras ações que o diretor e a equipe não haviam previsto.
Darei como exemplo um projeto de brincadeiras no pátio e no espaço da sala. Para que ele saísse do papel, foi necessário que a equipe gestora recorresse a instâncias da prefeitura para arrumações na pavimentação do pátio e no gramado, no plantio de árvores e na compra de telas para a divisão de ambientes e de brinquedos. Ao mesmo tempo em que todas essas modificações aconteciam, ocorria também uma formação para consolidar a importância do brincar com professores, equipe de apoio e com os pais.
A mudança foi geral, principalmente após as compras de materiais e a organização deles, de forma a ser acessível a todos. Tudo foi motivo de alegria e os alunos ficaram radiantes com os espaços e puderam usufruir plenamente de vários jogos, de brincar de faz de conta, etc. Depois disso, foi possível pensar na continuidade da formação para que dessem conta de aprofundar a compreensão de princípios e conceitos da Educação Infantil e das práticas sociais das situações de brincadeira. Dessa forma, pudemos observar o que diz Delia Lerner: "O projeto institucional torna possível encurtar a distância entre os propósitos, as necessidades e a realidade".
A coordenação e a avaliação são responsabilidade do diretor
O diretor é o responsável direto pelas mudanças e transformações na escola. Ele e o coordenador pedagógico devem estar atentos aos rumos das ações, para que não se perca o foco e se conquiste o resultado almejado. Outro aspecto que cabe ao gestor é propor a avaliação compartilhada com os participantes. Isso permite que as equipes analisem o alcance das metas e os principais impactos em relação à aprendizagem dos alunos.
Segundo Rui Canário, "a metodologia de trabalho por projetos nos remete à ideia de liberdade, de criatividade. Podemos sentir a escola como uma instituição aberta, acolhedora, democrática, comprometida com as questões familiares e comunitárias que não tem a solução para todos os problemas, mas que pode participar da vida na comunidade e faz parte deste contexto".
O foco das ações deve ser, portanto, o compromisso da gestão de alinhavar cada etapa e verificar se o que foi proposto e o que está seno realizado estão no caminho do mesmo fim, que é a aprendizagem.
Divulgação do projeto
Uma vez implantado e avaliado, o projeto precisa ser divulgado para os pais e para a comunidade em geral, a fim de que eles acompanhem os resultados obtidos. Esse é o momento de reconhecimento das ações desempenhadas por todos, por isso, é preciso preparar uma boa apresentação que conte os passos de cada etapa desenvolvida. Isso pode ser feito em reuniões, com exposições de fotos na unidade educativa e com artigos publicados no jornal ou no blog da escola.
Também é interessante compartilhar os resultados com outros gestores e unidades. Dessa forma, além de ajudar sua escola, a proposta do projeto institucional pode se tornar uma referência para outras instituições.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CARVALHO, S., KLISYS, A. E AUGUSTO, S.. Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Editora Peirópolis, 2006
Canário, Rui. Entrevista à revista GESTÃO ESCOLAR, Fundação Victor Civita.
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