Para nós que atuamos na Educação Infantil, a turma de 5 a 6 anos é a mais velha da escola. Os meninos já são bastante autônomos, aprenderam muitas coisas e agem com muita propriedade nos diferentes momentos da rotina escolar, pois já conhecem muito bem como ela funciona. Em poucos meses, essa mesma turma estará no Ensino Fundamental, onde serão os menores da escola, ao contrário do que estavam acostumados até agora.
Não é novidade para ninguém que essas crianças terão que se adaptar a uma rotina muito diferente da que vivenciaram durante os anos que estiveram na Educação Infantil. Algumas delas chegam a receber informações deformadas sobre o Fundamental, escutando de adultos coisas que se parecem ameaças: “Lá você vai ver o que é escola, não vai poder brincar e vai ter que se comportar!” (como se até agora não tivessem frequentado uma escola onde a convivência em grupo e o respeito são vivenciados…).
Hoje, quero propor a vocês pensar nessa transição do ponto de vista dos pequenos. Será que eles estão com expectativas para a mudança? Será que eles pensam sobre isso?
Certamente alguns não e outros sim. As crianças, diferentemente dos adultos (ainda bem!), encaram muito bem as novidades. Afinal, desde que nasceram um mundo novo se descortina continuamente para elas. Imagine um bebê que acabou de nascer… quantas coisas ele tem que aprender e incorporar à sua rotina! É o adulto quem sinaliza para a criança que haverá mudanças, e a maneira que ocorre essa sinalização pode fazer muita diferença.
O que a escola de Educação Infantil pode fazer para contribuir para essa transição?
Acredito que precisamos sempre explicitar para a criança as mudanças que estão ocorrendo. Podemos fazer isso da mesma maneira que mostramos para ela o quanto já aprendeu, por exemplo, expondo como ela escrevia seu nome no começo do ano e como está escrevendo agora. Isso permite que elas tenham evidências de como são capazes e de como estão aprendendo.
Essa mesma ação vale em relação ao final de ano de qualquer outro nível. É bem bacana sinalizar isso para os pequenos, dizendo, por exemplo: “Poxa! Vocês aprenderam muitas coisas no Infantil II e logo vão para o Infantil III. Vai ser muito bacana vocês participarem de novos projetos, irem para uma nova sala de aula, não é mesmo?”.
Sendo assim falar sobre a ida para o 1º ano como uma grande conquista é papel da Educação Infantil!
Vale conversar com a turma sobre o que ela está achando da ida para o Ensino Fundamental, ouvindo suas expectativas e cuidando para acolher e redirecionar possíveis informações equivocadas. Também é interessante contar o que foi bacana quando você mesmo, ou os seus alunos de anos anteriores, fizeram essa transição. Portanto, propor como temática de algumas rodas de conversa a ida o 1º ano nas últimas semanas de aula pode ser bem estruturante para os pequenos.
Combinar com a escola de Fundamental mais próxima uma visita com a turma também é uma possibilidade a ser considerada.
E na sua escola, existe uma proposta para ajudar os pequenos nessa transição?
Um beijo, Leninha Ruiz