Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Final de ano: algumas providências que ainda precisamos tomar!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Quando começo a organizar os materiais e documentos vejo a quantidade de coisas que foi realizada durante o ano

Quando começo a organizar os materiais e documentos vejo a quantidade de coisas que foi realizada durante o ano

Não sei se já contei para vocês que um dos meus defeitos é não ser muito organizada. Para exemplificar essa minha característica, vou contar uma situação que aconteceu comigo há alguns anos.

A professora Cláudia veio toda preocupada  perguntar se eu também olharia os armários pessoais dela. Eu entendi que sua pergunta fosse por conta da formação, eu estava tematizando a organização dos cantos da sala de aula e que ela havia imaginado que também analisaríamos o armário dos professores. Minha resposta foi a seguinte: “De jeito nenhum! Como eu não sou nada organizada, embora saiba tudo o que eu tenho e onde localizar, não tenho moral para cobrar de vocês tal organização”. Ela se identificou e rimos juntas.

Arrumação dos meus materiais

Bem, por conta disso, todo final de ano tenho que fazer muitas arrumações. Nessa época, eu organizo e classifico diversos materiais e documentos e, claro, descarto muitas coisas que fui guardando porque achei que poderia ser útil um dia (eu não posso ver um potinho, caixa ou outro material que pode ser utilizado na aula de arte que já levo para a escola…).

Sendo assim, sempre reservo dois dias para essa tarefa. A preguiça de começar a fazer tal arrumação logo é substituída pelas descobertas que faço e pela ciência que vou tomando de que muita coisa foi realizada.

Sempre deixo tudo organizado para o ano seguinte e, por um tempo, me prometi  que  seria mais disciplinada e deixaria tudo no seu lugar. Eu tento, mas, quando vejo, já tenho uma pilha de papéis e uma caixa com um monte de materiais… Então, de uns anos para cá, assumi minha desorganização e até gosto de colocar tudo em ordem depois.

Organização da sala de formação e salas de apoio

As salas que são de uso comum precisam estar sempre organizadas e se manterem assim ao longo dos meses, mas final de ano é uma boa época para esvaziar os armários e colocar em nova ordem.

Sempre é preciso encontrar um espaço adequado para as aquisições que aconteceram e verificar se tudo que está ali está realmente sendo útil. Para arrumar essas salas, organizamos grupos de trabalho com professores e funcionários.

Planejamento da primeira reunião do próximo ano

Planejar como será a acolhida ao grupo de professores e funcionários de 2014 é uma tarefa para o final do ano, já que geralmente a equipe de direção retorna quase no mesmo período com todo o grupo. Por isso, é preciso antecipar a pauta. Como acolheremos os novatos, integraremos todos, apresentaremos os espaços físicos, a rotina e projetos institucionais da escola?   É preciso planejar tudo e verificar os materiais que precisaremos no dia do retorno.

Nessa reunião, também aproveito para deixar algumas coisas bem claras, como o uso do telefone celular (ou melhor, a não utilização do aparelho durante as aulas ou nos momentos de formação), a importância de atuar eticamente e NUNCA fazer comentários inapropriados sobre os alunos com colegas ou familiares, entre muitas outras coisas. Dessa forma, podemos ter um ambiente desde o início pautado pelo profissionalismo e comprometimento com a educação.

E você, também está nos preparativos finais?

Um abraço, Leninha