Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como oriento os professores para o encerramento do ano

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
No final de ano, é necessário deixar a escola arrumada. Todos os documentos devem ficar em ordem e os armários e salas de aula prontos para receber as próximas turmas

No final de ano, é necessário deixar a escola arrumada. Todos os documentos devem ficar em ordem e os armários e salas de aula prontos para receber as próximas turmas

Estamos iniciando o mês de dezembro e, nessa época, sempre oriento os professores sobre como devem encerrar o ano. Desta vez, resolvi fazer isso por escrito, falando sobre quais documentos precisam ser entregues e como deixar em ordem todos os armários e salas de aula.

Abaixo, vou descrever para vocês o que julguei necessário pedir a eles que fizessem.

Documentos

Pedi para os docentes da minha escola entregarem até o último dia letivo os seguintes documentos:

  • Cadernetas devidamente preenchidas
  • Fichas de avaliações dos alunos
  • Trabalhos de compensação de ausências
  • Registros da recuperação contínua
  • Portfólio da classe

Quando recebo esses papéis, encaminho fichas e trabalhos de compensação de ausência para a secretaria, pois devem ficar no prontuário do aluno. As cadernetas, depois de vistadas, vão para o almoxarifado, e os registros da recuperação e os portfólios ficam na minha sala. Os portfólios serão entregues para os professores do próximo ano, para que tenham conhecimento do que cada aluno já atingiu em termos de expectativas para o ano/série.

Armários

No início deste ano, entreguei para os professores uma lista do que havia no armário de cada um deles. Entre os materiais que seriam utilizados ao longo dos meses, estavam livros didáticos, dicionários e acervos de literatura infantil. Agora, em dezembro, pedi que conferissem tudo o que foi entregue no começo e me devolvessem a lista para eu poder fazer o controle dos materiais. Assim, eu posso saber o que será necessário repor ou não.

Solicitei também que deixassem nos armários somente os livros didáticos organizados por disciplina e os materiais que o professor do próximo ano poderá utilizar. Os objetos e documentos pessoais devem ser levados embora, pois não quer dizer que a sala ocupada este ano por um determinado professor seja a mesma no próximo.

Salas de aula

Em relação às salas de aula, pedi a equipe de professores que retirassem os materiais dos murais e das paredes. Alguns são muitos específicos para determinado ano/série e podem ser reaproveitados no próximo ano, por exemplo, tabela numérica, quadro de tabuada, entre outros.

Considero a arrumação dos armários e da sala de aula, ao final do ano letivo, um ritual de encerramento, para que, no próximo, esses espaços sejam novamente organizados, por outros professores e alunos.

E vocês, coordenadores, como orientam os professores para a finalização do ano?

Beijos, Maria Inês