Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Final de ano: é hora de fazer o que se gosta!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Durante minhas férias, aproveito para fazer alguns rituais, como cozinhar para minha família e arrumar a minha casa

Durante minhas férias, aproveito para fazer alguns rituais, como cozinhar para minha família e arrumar a minha casa

Estamos muito perto da finalização do ano letivo e, a todo o momento, fico sonhando com as coisas que quero e que gosto de fazer nas férias! Mesmo com alguns trabalhos a concluir, como sistematização e organização de dois documentos, já consigo visualizar os dias sem tantos compromissos e as atividades programadas para meu tempo livre.

Nos últimos dias, fiquei pensando que gosto muito de alguns rituais do mês de dezembro. E é isso o que eu gostaria de compartilhar com vocês hoje.

Antes de falar algo errado, fui procurar o verdadeiro significado dessa palavra que usei: ritual. Geralmente, costumamos associá-la às cerimônias religiosas, por exemplo, a ceia de Natal ou uma missa. Mas, de acordo com o dicionário Michaelis, a palavra tem muitos outros significados, entre eles a de ser qualquer cerimonial, religioso ou não, e também um conjunto de regras, um protocolo que sempre seguimos em determinada situação social ou privada.

Depois dessa pesquisa, conclui que, de fato, eu tenho alguns rituais; e o final do ano é a época em que eles mais estão presentes em minha casa. Eles foram incorporados a minha vida ao longo dos anos e, sem perceber, eu os realizo sem falta!

Vejam só quais são meus rituais para o mês de dezembro, assim que saio de férias:

  • Faço uma grande arrumação nos armários. Assim, separo o que pode ser doado, entre roupas e utensílios. Farei isso logo na primeira semana de férias para marcar que, a partir desse momento, meu foco é a minha casa. Acho que essa é uma maneira de me desligar da rotina da escola.
  • Monto a árvore de Natal junto com a minha afilhadinha, a Mel. Ainda não fiz isso e preciso fazer logo, pois ela já está de férias e me cobrando.
  • Faço bolos, tortas e pães. Gosto muito de cozinhar, mas, no dia a dia, acabo fazendo aquelas receitas bem práticas, que é só colocar tudo no liquidificador e bater, sabe? Agora, é hora de fazer receitas mais elaboradas, como pão de mandioquinha, bolo de maçã e nozes, doce de pêssego (meu pai sempre colhe muitos nessa época e me liga para me convocar para fazer o doce) e doce de goiaba (esse já no final de janeiro). Já estou sonhando com o cheiro que exale pela casa nesses dias…
  • E por último, organizo ou participo de várias confraternizações com amigos de longa data, amigos mais recentes, colegas de academia, de escola e familiares.

Para os primeiros dias de férias já está bom, não é mesmo?

E vocês, coordenadores? Quais são seus rituais de final de ano?

Um abraço, Leninha