Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Cuidando do corpo e da mente nas férias

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Depois da confraternização com os colegas, aproveito meu tempo livre para ler os livros da minha estante pessoal e cuidar mais da minha saúde

Depois da confraternização com os colegas, aproveito meu tempo livre para ler os livros da minha estante pessoal e cuidar mais da minha saúde

Que delícia é poder fazer várias coisas que ao longo do ano não cabiam na agenda! Nestas férias, resolvi priorizar dois aspectos: o corpo e a mente.

Adoro ler, mas, durante a rotina de trabalho, só dou conta de fazê-lo nos finais de semana, o que é muito pouco para devorar a minha estante de livros. Agora, estou quase terminando Os Pilares da Terra, do escritor britânico Ken Follett. A história se passa no século 12 e relata a saga de gerações lutando por seus sonhos e valores – tudo isso durante a construção de castelos e a constituição de cidades europeias.  É um livro maravilhoso e tão envolvente que fico ansiosa para ler toda a história. Por outro lado, também fico triste em imaginar que vou terminá-lo logo. É muito difícil desapegar de algo que está fazendo você se deliciar…

Para não ficar órfã de leitura depois do romance do Follett, já engatilhei outro: A melhor história está por vir, da espanhola María Dueñas, a história de uma professora espanhola que precisa dar um novo rumo na sua vida. Uma amiga leu, amou e me deu de presente. Depois desse, já coloquei na fila outros dois livros do britânico, ambos da trilogia O Século. São com essas leituras que pretendo alimentar a alma. E o mais legal de tudo é que vou poder ler todos os dias!

Quanto aos cuidados com a minha saúde, também já tenho alguns planos. Quem convive mais comigo sabe como sou medrosa! Tenho um medo danado de sabotar meu próprio corpo e, por conta disso, sempre frequentei academias e segui as recomendações dos meus médicos – inclusive, já agendei algumas consultas para janeiro. Também procuro seguir as dicas de alimentação saudável que leio em revistas e outras publicações sobre saúde. Mas claro que tenho meus fracos, como doces, pães e tortas.

Agora nas férias, pretendo me empenhar em não perder o fôlego e planejo fazer mais caminhadas, algumas trilhas, andar de bicicleta e frequentar as aulas de zumba da academia, que une exercícios aeróbicos a ritmos latinos. Fui só à aula inaugural e achei bem legal tentar acompanhar os passos do professor. Sou bem descoordenada, mas a energia e o alto astral valem uma terapia. É muita mulher rindo e se divertindo!

Ah… Tem uma coisa que eu acho fundamental na hora de pensar na saúde do seu corpo: ir atrás de coisas bacanas para fazer e não depender de companhia. É muito complicado depender de outra pessoa para fazer alguma atividade. Não precisa. Só é começar que você acabará por conhecer mais pessoas.

E vocês, já pensaram em como vão cuidar do corpo e da mente nestas férias? Se tiverem dicas de leituras e atividades, compartilhem com a gente!

Aproveito para desejar a todos vocês um ótimo final de ano, com muita paz e momentos memoráveis. Que 2014 seja um ano de muitos sonhos e conquistas!

Um grande abraço, Leninha!