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Módulo 1: Observar e explorar

Formação continuada em Ciências

POR:
GESTÃO ESCOLAR
1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar. Foto: Sergio Vignes

Diante da velocidade das transformações pelas quais o mundo está passando, a Ciência e a Tecnologia têm cada vez mais impacto na sociedade, na cultura e no desenvolvimento econômico. A forma de ensinar Ciências e as razões pelas quais fazê-lo, portanto, precisam ser revistas. Aprender a disciplina é construir conhecimentos que proporcionem a compreensão dos fenômenos naturais. Ensiná-la é estabelecer a relação entre as crianças e o mundo, oferecendo a oportunidade de se aproximar das questões que permeiam o dia a dia.

Entretanto, ainda hoje encontramos práticas pedagógicas que priorizam a transmissão do saber socialmente construído, o ensino de terminologias e conceitos com pouca ou nenhuma valorização do pensamento científico. Esta sequência de formação, elaborada com exclusividade para GESTÃO ESCOLAR por Luciana Hubner, gerente de Formação Educacional da Abramundo Educação em Ciências, em São Paulo, traz orientações para ajudar os alunos a desenvolver o pensamento científico com a mediação do professor. Este é o primeiro de uma sequência de seis módulos - os seguintes serão Vida nos Ambientes, Ser Humano e Saúde, Materiais e Transformações, Sistema Sol e Terra e Energia: conservação e transformação.

Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para ensinar os conteúdos de Ciências, despertando nos alunos o desejo de conhecer e compreender a disciplina.

Objetivos específicos deste módulo

  • Identificar as visões de ensino de Ciências que orientam a prática docente.
  • Reconhecer que, em cada concepção, a visão e o papel do professor, do aluno, do ensino e da aprendizagem são diferentes.
  • Refletir sobre o lugar que a disciplina ocupa na formação dos estudantes enquanto cidadãos.

Conteúdos 

  • Concepções de ensino de Ciências.
  • Metodologia da investigação.
  • Competências científicas.

Tempo estimado
Dois meses e meio, com reuniões quinzenais.

Materiais necessários
Cópia dos textos citados ao longo do módulo, argila, areia, terra de diversos tipos - inclusive da horta, se tiver na escola -, lupa, jornal, pinça, água, funis de garrafa PET, potes de mesmo tamanho e formato e filtro de papel.

Desenvolvimento

1ª reunião: Concepções de ensino de Ciências

1 Projete ou reproduza na lousa o seguinte texto, no qual a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), em 1994, justifica a inclusão de Ciências como disciplina prioritária. Não faça comentários por enquanto.

A Ciência pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e a resolver problemas práticos simples. Ciências e Tecnologia são atividades socialmente úteis, que esperamos sejam familiares às crianças. Dado que o mundo tende a orientar-se cada vez mais num sentido científico e tecnológico, é importante que os futuros cidadãos se preparem para viver nele.

2 Copie e distribua as três situações de aula nos cenários abaixo e peça aos professores que apontem com qual cada um se identifica mais e por quê. Construa no seu caderno uma tabela (abaixo) e distribua o nome dos docentes de acordo com as escolhas. Isso o ajudará a formar os grupos para a próxima atividade.

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

Cenário 1 A professora desenha o esquema de uma flor e os alunos o copiam em seus cadernos. Depois, descreve a função de cada uma das partes. "Pétalas atraem os polinizadores", escreve no quadro, repetindo o procedimento para os demais elementos que constituem a flor. As crianças copiam as definições no caderno. Se alguém tiver alguma dúvida, faz perguntas e a docente responde. Em seguida, ela incentiva a observação de imagens de diferentes flores nos livros.

Cenário 2 A professora divide a turma em grupos e cada um recebe uma flor para explorá-la e dissecá-la, se assim desejarem. Ao fim da aula, a professora pergunta quais são as partes da flor e a função de cada uma. Ela anota as respostas no quadro e a turma copia no caderno.

Cenário 3 Os alunos trabalham em grupos e recebem flores de diferentes tipos. No quadro, há um esquema de flor sem legenda. A professora orienta a exploração, solicitando que observem e façam desenhos das diferentes pétalas identificadas. Ela anota a palavra "pétalas" no quadro e pergunta onde elas se encaixariam no esquema. Os alunos descrevem verbalmente o que estão observando e discutem as características comuns dessa parte da flor. A docente retoma a observação para discutir os possíveis tons das pétalas durante o ciclo de vida de uma planta, retomando o tema da polinização visto na aula anterior. "Como poderíamos resumir a função das pétalas em uma única frase?", pergunta ela. Após debaterem, os estudantes concordam e escrevem no caderno que as pétalas têm a função de atrair os polinizadores. A exploração continua em outras partes da planta, sempre com a mesma estratégia - observação, desenho, descrição, comparação e discussão. A turma, então, copia a versão final do esquema. Na aula seguinte, a professora retoma o aprendido e propõe trabalhar com um texto sobre as funções das diferentes partes da flor. Os estudantes comparam os conhecimentos recém-adquiridos com os do livro, agregam informações novas e modificam parte dos registros feitos nos cadernos.

Fonte: adaptação de livre tradução de La Aventura de Enseñar Ciencias Naturales, Melina Furman e María Eugenia de Podestá, 272 págs., Ed. Aique (sem edição no Brasil)

3 Forme grupos para discutir as três situações. A proposta é ler novamente os cenários destacando os elementos úteis para ensinar Ciências e os que não parecem adequados, explicando os motivos de cada um. Durante a atividade, percorra os grupos e acompanhe a discussão.

4 Terminado o tempo, organize os registros dos docentes em duas tabelas:

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

5 Diga que cada um dos casos traz uma visão particular da disciplina, de aprendizagem, de aluno e de professor. Converse com a equipe sobre esses quatro aspectos e encerre a reunião retomando o fragmento da Unesco e relacionando-o à discussão.

Coordenador Para a próxima reunião, você irá trabalhar com o documento Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Diretos de Aprendizagem, do Ministério da Educação (MEC). Imprima uma cópia para cada professor.

2ª reunião: Visões de Ciências

1 Projete ou escreva a seguinte frase, que conduzirá a análise de situações didáticas desta e das próximas reuniões:

Quando o desejo humano de compreender o mundo está organizado de forma criteriosa para coletar, testar e partilhar informações, temos o que chamamos de Ciência.

2 Projete ou entregue aos professores a linha do tempo e pergunte: "Qual visão de Ciência pautou a formação escolar de vocês?"

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

3 Entregue a cópia do documento Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Diretos de Aprendizagem, do MEC. Nas páginas 98 a 105 estão os pressupostos para o ensino da disciplina. Os docentes deverão identificar qual ou quais dos cenários analisados na reunião anterior está em consonância com a concepção investigativa apresentada no documento.

4 Leia em voz alta o cenário 3 para que todos identifiquem os elementos que atendem aos princípios do documento do MEC. Explique que os conteúdos não podem ser apresentados de forma fragmentada, desvinculados da realidade das crianças e dos jovens. A organização deveria ser mais voltada à indagação com base em questões bem escolhidas, na experimentação e no trabalho em grupo. Ressalte que a Ciência escolar não precisa ser chata nem difícil e pouco útil. O questionamento, a dúvida e a interrogação devem se tornar um hábito e os interesses dos alunos ficarão centrados na ação, no diálogo, na confrontação de ideias, no trabalho em equipe, na experimentação e na reflexão conjunta. Em seguida, sugira a construção de uma quarta coluna da linha do tempo com a visão de ensino e aprendizagem da metodologia investigativa.

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

5 Encerre a reunião explicando que a palavra Ciência deriva-se da raiz latina scine, que significa conhecer.

Coordenador Como apoio e aprofundamento, indique a leitura da entrevista com Melina Furman, publicada no site de NOVA ESCOLA.

3ª reunião: Experimentos e investigação

1 Leve para a reunião folhas de jornal, copinhos com diferentes tipos de terra, lupa e pinça.

2 Organize os professores em grupos de no máximo quatro integrantes para observar e comparar distintos tipos de solos. Explique que deverão forrar a carteira com o jornal, despejar a terra na mesa e observá-la a olho nu e com a lupa.

3 Percorra os grupos incentivando-os a contar o que identificaram com a lupa que não era visto a olho nu. Verifique se eles perceberam os diferentes tamanhos, formas e cores das partículas que compõem o solo. Pergunte como poderiam separar as menores das maiores. Solicite que discutam e desenhem o procedimento para apresentar para os colegas.

4 Entregue para os grupos uma mostra de areia e outra de argila (previamente passada por uma peneira fina) e pergunte se há algumas dessas partículas no solo estudado. Após a discussão, peça que observem as novas amostras com a lupa e pergunte se veem diferenças - uma delas é o tamanho dos grãos: os da areia são maiores do que os da argila. Anote as observações no quadro.

5 Agora é hora de os professores identificarem o solo melhor para plantar: um todo de argila, o de areia e outro que misture os dois (geralmente os de horta têm essa característica).

Entregue os seguintes materiais a cada grupo:

  • 3 funis feitos com garrafa PET cortada.
  • 3 potes com base de mesmo tamanho e forma.
  • 3 filtros de papel.
  • 3 copos de água.

6 Peça para encaixarem o filtro no funil, posicionado sobre o pote. Em cada funil, vai a mesma quantidade de solo de uma das amostras - solo da horta, areia e argila. Os grupos deverão despejar a água nos funis e registrar o tempo e a quantidade de líquido que cai, fazer anotações e socializá-las.

7 Pergunte por que a argila deixa passar menos água do que a areia. Desenhe três potes no quadro para explicar essa observação. Escreva que a argila tem menos poros, ou seja, menos espaço entre os elementos constituintes que a areia e que, portanto, é menos permeável. Encerre a atividade perguntando ao grupo: "De acordo com o que aprendemos, o que irá suceder se plantarmos em um solo argiloso? E em um solo com areia?". Recolha o material e solicite que limpem a mesa. Pergunte em que essa atividade favorece a aprendizagem.

8 Com a ajuda do grupo, sistematize as etapas da atividade:

  • Identificação da composição do solo.
  • Comparação do tamanho das partículas.
  • Observação do efeito da água em cada tipo de solo.
  • Conexão entre o tamanho das partículas e a retenção de água.

Coordenador A atividade ensina a observar e comparar - duas competências científicas importantes-, permite pensar sobre a propriedade das partículas do solo e a conectá-la a um fenômeno biológico importante (a retenção de água) e proporciona o uso do conhecimento para tomar uma decisão relacionada com a vida cotidiana: como eleger o melhor tipo de terra para plantar. A proposta não parte de definições. Ao contrário, coloca os alunos em contato com os fenômenos e, com base neles, eles vão construir os conceitos. Para que os resultados sejam válidos, os parâmetros devem permanecer constantes - recipientes iguais e mesmo volume de água. Por fim, algumas terminologias são introduzidas, como o nome das partículas do solo.

9 Exiba o vídeo A Importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil, uma entrevista com Ary Mergulhão, oficial de Ciências e Tecnologia da Unesco. Antecipe algumas das questões levantadas, como a de que a Educação científica forma o cidadão para tomar decisões importantes para a sociedade. Reserve alguns minutos para a discussão.

10 Indique a leitura do texto de apresentação dos Parâmetros Curriculares de Ciências (PCN), páginas 31 a 37, e peça que tragam na próxima reunião esse documento e o Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Diretos de Aprendizagem, do Ministério da Educação (MEC).

4ª reunião: Inserção no currículo

1 Retome as etapas da atividade realizada na reunião anterior e as impressões dos professores.

2 Pergunte quais aspectos da leitura das páginas 31 a 37 dos PCN foram mais esclarecedores. Leia novamente o terceiro cenário do material trabalhado na primeira reunião. Em que aspectos ele se assemelha aos PCN e ao documento dos direitos de aprendizagem? Registre no quadro o que os docentes acham necessário estudar, discutir e aprender para organizar situações semelhantes à do cenário 3. Isso será importante para avaliar a evolução do grupo.

3 Tanto os PCN como o documento dos direitos de aprendizagem propõem uma organização por eixos temáticos. Nesta e na próxima reunião será estudado um dos eixos, chamado Vida e Ambiente - os demais serão tema dos módulos das próximas edições. Peça aos docentes que, individualmente, em dupla ou em trio, destaquem o que cada texto traz de específico e de comum sobre o tema. Para tal, construa a seguinte tabela (abaixo).

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

4 Divida a equipe docente por ciclo ou série. A ideia é que os colegas troquem informações sobre como estão ensinando os conteúdos desse eixo temático e discutam quais aspectos estão em consonância com as orientações dos dois documentos.

Coordenador Assista ao vídeo Notícias Univesp - Deficiências do Ensino de Ciências para ajudar nas discussões sobre o tema.

5ª reunião: Objetivos de aprendizagem

1 Organize os professores em grupos e convide-os a ler os seguintes textos disponíveis no site de NOVA ESCOLA:

Enumere trechos que exemplifiquem os objetivos de aprendizagens. É importante que você, coordenador, estude os textos previamente.

2 Depois de cada grupo apresentar as observações, discuta a importância do ensino de Ciências para a formação dos alunos. Com base no esquema (abaixo), explique que a Ciência escolar está na área de intersecção entre duas ciências: a do cotidiano e a acadêmica. Isso quer dizer que ela parte dos conhecimentos do dia a dia e do senso comum - construídos pelas experiências escolares e por meio do contato com outros adultos e informações vinculadas pela mídia - e é tomada como objeto de pesquisa e ampliada pela transposição didática de conhecimentos da academia. Mostre que aprender a pensar cientificamente requer a oportunidade de indagar vários aspectos do mundo natural com a ajuda e mediação do professor.

1º módulo do projeto de formação em Ciências: Observar e explorar

3 Enfatize a importância de ter conhecimentos não só sobre a metodologia mas também conhecimentos científicos. Do contrário, o docente acabará implementando práticas transmissivas e sem sentido. Encerre a reunião mostrando as duas concepções mais presentes na prática dos professores de Ensino Fundamental no ensino de Ciências, apontadas pelas pesquisas.

  • O professor como fonte de conhecimento e o ensino como transmissão de conteúdos.
  • O professor como guia e o ensino como atividade que influencia ou facilita a compreensão.

Essa concepção deverá guiar as etapas seguintes do projeto de formação, que você acompanha ao longo das edições de GESTÃO ESCOLAR deste ano.