Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Começando um novo ano!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
No início de um novo ano letivo, temos que planejar nossa rotina para receber as novas crianças que virão à escola, suas famílias e os professores novatos

No início de um novo ano letivo, temos que planejar nossa rotina para receber as novas crianças que virão à escola, suas famílias e os professores novatos

Depois das merecidas férias, vamos à luta porque um novo ano letivo já vai começar, não é mesmo? Considero que recomeçar é bem revigorante, porque sempre temos crianças que virão à escola pela primeira vez, novas famílias e algumas professoras novatas.

Portanto, para organizar todas essas novidades, acredito que, logo na primeira semana de volta à ativa, é preciso planejar qual será nossa rotina. Lembro que as avaliações do ano anterior servirão para balizar o planejamento de uma rotina que contemple todas as necessidades da escola e de atenção às famílias. Além disso, precisamos prever um tempo indispensável e exclusivo para nós, coordenadores, nos concentrarmos em determinadas atividades. As demandas são as seguintes:

  • Estudar
  • Preparar as formações
  • Acompanhar a prática em sala de aula
  • Reunir-se com a equipe de direção
  • Atender as famílias
  • Fazer as formações
  • Fazer registros
  • Analisar as atividades e dar encaminhamentos
  • Acompanhar a entrada das crianças
  • Orientar individualmente os professores

Para mim, a melhor maneira de me organizar é fazendo um quadro com minha rotina semanal e, principalmente, divulgar esse documento em murais, por exemplo. É preciso que todos – funcionários, professores e famílias – a conheçam e, assim, fiquem sabendo os horários disponíveis para atendimento. Não sei se vocês passam por isso, mas, quando estou sentada na mesa estudando, muitas vezes acham que não estou trabalhando. Já ouvi mais de uma vez: “Ah, que bom que você não está ocupada”.

Aqui, conta muito a parceria com a direção da escola em que você trabalha. Se ela também tem uma rotina planejada e aberta, os gestores podem se ajudar quando houver algum imprevisto, garantindo que momentos de registros e estudos aconteçam.

Mas nunca podemos perder o foco do papel do coordenador, que é, acima de tudo, assegurar a aprendizagem das crianças através da formação, da orientação pontual e do apoio ao professor.

E você, já parou para organizar uma rotina de trabalho que otimize seus afazeres?

Um abraço, Leninha