Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A primeira reunião do ano com os professores

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Antes do início das aulas, acerto algumas atividades com os professores

Antes do início das aulas, acerto algumas atividades com os professores

Antes de iniciar o ano letivo e depois da atribuição das classes, costumo marcar uma reunião com todos os professores da escola. Nesse encontro, não discutimos o planejamento anual – algo que será feito na instituição depois do início das aulas –, mas temos como objetivo acertar as atividades dos primeiros dias de aula. Abaixo, listei para vocês o que programei para esse dia.

  • Recebo os professores com uma boa leitura, geralmente um texto literário descontraído e divertido. Dou as boas vindas e falo de autoestima, dizendo que é muito bom estar com a mesma equipe por vários anos.
  • Entrego para os professores os portfólios do ano anterior para que eles possam analisar e reconhecer o quanto os alunos, que agora serão seus, avançaram. Os docentes também passam a conhecer quais foram os livros que as crianças tiveram contato nas leituras diárias.  Sempre destaco que esses documentos são um recurso para que o professor conheça a realidade dos alunos em termos de aprendizagem e não têm o objetivo de criar pré-conceitos a respeito dos saberes das crianças.
  • Também entrego os novos portfólios, para que saibam o nome de seus novos alunos, e o cronograma das sondagens, que devem começar já na primeira semana de aula. As planilhas de registros já estão todas nas pastas. Assim, os professores das respectivas séries/anos sabem o que fazer desde o início.
  • Oriento para que planejem uma recepção bem legal para as crianças no primeiro dia de aula, como o desenvolvimento de alguma brincadeira. É o momento de criar vínculos entre professor e alunos. Portanto, nada de começar falando de conteúdos. O mais indicado é fazer uma leitura prazerosa, desenvolver uma atividade de interação, fazer alguns combinados para o ano, entregar o kit de material de cada um e conversar sobre a importância de cuidar bem dele e dos livros didáticos.
  • Nessa reunião, também entrego a chave do armário de cada docente e a lista de todo o material que está nele.

Os professores sempre gostam de chegar a sua sala e encontrar um ambiente limpo e organizado para iniciarem seus trabalhos. E é assim que entendo que o ano letivo deve começar!

E vocês, coordenadores, como iniciam o ano com os professores?

Beijos, Maria Inês