Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Planejamento diário ou semanal? Isso é decisão do professor!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
O planejamento coletiva dá para base o professor escolher quais são as atividades mais apropriadas para sua turma

O planejamento coletivo dá para base o professor escolher quais são as atividades mais apropriadas para sua turma

Fiquei surpresa com o seguinte diálogo que tive com um professor novato na escola:

- Como você quer que eu faça o planejamento e quando você recolherá para olhar? – ele perguntou.

- Como assim como eu quero? – eu rebati.

- Ah, é que eu já trabalhei em umas seis escolas diferentes e, em cada uma, o coordenador exigia de um jeito – ele respondeu.

Já escrevi várias vezes aqui que o papel do coordenador pedagógico é fazer a formação dos professores e auxiliá-los a assegurar a aprendizagem das crianças. E só acredito ser possível se houver respeito mútuo e cumplicidade.

Para mim, é fundamental que o professor veja no coordenador alguém que está ali para contribuir com sua atuação na prática da sala de aula, ouvir suas preocupações, dúvidas e conquistas, ajudar a elaborar  atividades mais adequadas para a turma toda e para aquelas crianças que precisam de intervenções pontuais. Enfim… Alguém que conhece sua turma e os conteúdos de aprendizagem e que, de fato, é um parceiro mais experiente. Por isso, não tem cabimento atuar apenas como fiscal ou supervisor!

É certo que, para a boa gestão da sala de aula, o profissional deve saber antecipadamente o quê e como vai propor as atividades. Portanto, precisa planejar quais serão suas ações do dia, mas, se vai fazer usando esse ou aquele formato, é uma decisão dele. Quanto a mim, sempre faço de tudo para dar o maior suporte para o professor, mas também acredito que ele deve investir para dar o seu melhor.

Antes de dizer qual foi a minha resposta para o professor, vou explicar qual é a diferença que faço entre planejamento coletivo e planejamento individual.

Planejamento coletivo

Entre os momentos coletivos que temos na escola com professores do mesmo nível, estão a  elaboração de projetos e sequências de atividades do semestre e o planejamento da rotina das atividades permanentes. Esse planejamento coletivo (clique no link para ver um exemplo) costuma acontecer depois do período de diagnóstico dos saberes das crianças.

Nesse trabalho, numeramos várias atividades a serem realizadas em todas as turmas do mesmo ano numa sequência da mais fácil para a mais desafiadora. Entretanto, só o professor da sala saberá definir com certeza quais atividades são mais adequadas para quais alunos, quantas vezes deve ser repetida e quem vai fazer dupla ou grupo com quem. Inclusive, talvez o professor tenha que elaborar atividades mais ou menos desafiadoras, caso tenha alunos que já dominam todo o conteúdo ou crianças com deficiências  que precisam de situações didáticas totalmente diferentes.

Resumindo… O planejamento coletivo é uma referência, não uma definição fechada.

Planejamento individual

Será no impresso de planejamento diário ou semanal que cada professor anotará as atividades que acontecerão em que dia na sua classe. Nesse documento, ele pode escrever somente qual é o nome da sequência ou do projeto e o número da atividade que realizará baseado no planejamento coletivo. O mais importante é anotar como a turma será organizada e quem sentará com quem.

Tais decisões são particulares de cada professor, considerando a sua classe e as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Por isso mesmo, chamamos esse trabalho de planejamento individual e pontual. Mas claro que trocar ideias com os colegas e com o coordenador pedagógico é bem pertinente.

Voltando ao questionamento do professor…

Depois de seu comentário, respondi que lhe mostraria alguns modelos de impressos de planejamento,  diário e  semanal dos diferentes níveis (você pode ver um exemplo de planejamento semanal e um de planejamento diário clicando nos links). Entretanto, ele teria toda a liberdade de elaborar o seu próprio planejamento e se organizar de uma maneira que fosse funcional para a sua prática.

Também disse que não recolheria os planejamentos, mas acompanharia as aprendizagens das crianças e discutiria com ele caso a caso, periodicamente, para ajudá-lo a assegurar que todas avançassem.

Ainda expliquei que a maioria dos professores da escola utiliza o impresso semanal, sendo apenas dois os que utilizam o diário. Mas cada um escolhe o que deseja usar e me diz por e-mail para que eu possa providenciar as cópias necessárias.

E na sua escola, como os professores se organizam para se planejar no dia a dia?

Um abraço, Leninha