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Formação sobre critérios de correção de textos: coerência

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Propus aos professores uma sequência de formações sobre critérios de correção de texto. Entre eles, estão coerência, coesão, pontuação e ortografia

Propus aos professores uma sequência de formações sobre critérios de correção de texto. Entre eles, estão coerência, coesão, pontuação e ortografia

Este ano, ao planejar os temas a serem trabalhados nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), propus uma sequência de reuniões para retomar e estudar com os professores os critérios de correção de texto.

Acredito que, quando os professores têm clareza e segurança de como corrigir as produções textuais de seus alunos, isto é, quando há critérios de correção definidos e compreendidos, o processo de ensino torna-se melhor e, consequentemente, leva à aprendizagem das crianças.

Os critérios são os seguintes: coerência, coesão, pontuação e ortografia. No entanto, em vez de trabalhar todos juntos, resolvi tratá-los separadamente para que, a cada reunião, eu pudesse focar em um aspecto, tanto na parte teórica como na parte prática (análise de produções dos alunos).

Hoje, vou falar sobre a primeira formação que realizei sobre esse assunto. O aspecto estudado foi a coerência textual. Para a parte teórica, utilizei o excerto do texto “Orientações Didáticas das Expectativas de Aprendizagem – A Coesão e a Coerência Textual”, de Kátia Brakling. O fragmento tem ótimos exemplos. Para a parte prática, separei algumas produções dos nossos alunos, a fim de que os professores praticassem a correção.

Abaixo, detalho quais foram os objetivos e as atividades desenvolvidas nessa formação.

Objetivos da formação

  • Aprofundar os conhecimentos a respeito da “coerência textual”
  • Apropriar-se dos critérios de correção de texto quanto à coerência
  • Analisar e avaliar produções de texto quanto à coerência

Atividades da formação

  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos professores sobre “coerência textual”. Para isso, levantei a seguinte questão: Um texto deve estar escrito de forma coerente. O que isto significa?
  • Apresentação de slides e discussão coletiva do texto da Kátia Brakling
  • Apresentação do critério de correção “coerência” e compreensão de como o aluno pode ser avaliado do ponto de vista da escrita coerente
  • Organização dos professores, em duplas, para analisarem algumas produções textuais segundo a teoria estudada sobre o que é coerência textual e os critérios de correção
  • Avaliação da formação com as seguintes questões: Depois desse estudo, houve aprofundamento de seus conhecimentos sobre o aspecto “coerência textual”? Em que medida ele poderá ajudá-lo na prática da sala de aula?

A avaliação dos professores foi bastante positiva, pois afirmaram que o estudo fez com que se sentissem mais preparados e seguros ao ensinar e avaliar as produções textuais dos alunos.

Não pensem que foi fácil para mim. Precisei me preparar antes, fazendo pesquisas e estudando o tema antes da formação. Afinal de contas, esta é nossa função, não é mesmo?

E vocês, coordenadores, já pensaram em fazer formação sobre critérios de correção de textos?

Abraços, Maria Inês