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O que pensei para as reuniões de planejamento deste ano

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na minha escola, as reuniões de planejamento estão programadas para o começo de março. Por isso, preparei os detalhes de cada dia de encontro

Na minha escola, as reuniões de planejamento estão programadas para o começo de março. Por isso, preparei os detalhes de cada dia de encontro. Foto: Gabriela Portilho

No Estado de São Paulo, o planejamento nas escolas estaduais acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de março. E, como as aulas iniciaram em 27 de janeiro, já caminhamos por 25 dias letivos bastante intensos, nos quais já ocorreram muitas atividades.

Portanto, hoje vou contar para vocês o que pensei em tratar nos encontros do começo de março, tendo em mente que momentos muito importantes, como o primeiro contato entre professores, pais e crianças e atividades de sondagens e diagnósticos, já passaram.

Primeiro dia

O primeiro dia do planejamento acontecerá apenas por meio período. À tarde, eu e a equipe gestora (diretora, vice-diretora e coordenadora dos anos finais) organizamos uma reunião com os professores de todo o Ensino Fundamental. Nesse encontro, haverá uma recepção dos docentes, uma boa leitura literária (com o objetivo de repertoriar os professores), a discussão sobre os combinados gerais e sobre os assuntos pertinentes a todos da escola.

Segundo dia

A partir do segundo dia, o planejamento será realizado com os professores separados, de acordo com os níveis (anos iniciais e anos finais). Para trabalhar com os professores dos 2º aos 5º anos, com os quais eu trabalho, organizei alguns temas para discutir e distribuí da seguinte forma:

Apresentação dos resultados da escola em 2013. Pensei em apresentar alguns deles, como:

  • Número de alunos matriculados de 2º a 5º anos, o número de aprovados, evadidos e retidos ao final do ano;
  • Número de alunos com deficiência intelectual que foram atendidos na Sala de Apoio Pedagógico Especializado;
  • Salas atendidas por professor auxiliar;
  • Quantas e quem são as crianças que chegaram ao final do ano sem atingir a hipótese de escrita alfabética, aliás, vou apresentar os resultados dos últimos três anos, assim, poderemos fazer uma análise comparativa;
  • Resultados das produções de textos e de outras áreas do conhecimento;
  • Retomada do trabalho realizado com os grupos de Apoio que aconteceu com os alunos dos 2º Anos;
  • Índice de participação dos pais às reuniões. Além de apresentar os resultados, também será lido o relatório que escrevi, após a última reunião de pais.

A apresentação e análise desses dados possibilita planejarmos ações e metas para 2014.

Contexto de 2014. Nesse momento, vou apresentar um pouco do contexto da nossa escola neste ano.

  • Número de salas, de alunos e de professores sob a minha responsabilidade enquanto coordenadora pedagógica;
  • Número de salas que já estão com o professor auxiliar;
  • Alteração dos ciclos de aprendizagem: Ciclo Anos Iniciais (1º a 3º Anos), Ciclo Anos Intermediários (4º a 6º Anos) e Ciclo Anos Finais (7º a 9º Anos). Em razão dessa mudança, existe a possibilidade de uma criança ser reprovada já no 3º ano e não mais no 5º. Diante disso, considerei bastante importante discutir com os professores este novo contexto;
  • Novas Orientações Curriculares do Estado de São Paulo para a Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Currículo novo requer que todos o estudem, conheçam e compreendam, não é mesmo?
  • As expectativas de aprendizagem das áreas de Ciências, História e Geografia também são novidades, porque o Estado só havia elaborado para os anos iniciais as expectativas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Diagnósticos de 2014. Serão apresentados resultados das atividades para fins de diagnósticos das aprendizagens das crianças neste início de ano letivo. Elas são:

  • Hipótese de escrita: quem são e quantos são os alunos e suas respectivas hipóteses;
  • Como as crianças se encontram com relação aos conhecimentos de Matemática e das outras áreas do conhecimento;
  • O índice de participação dos pais na primeira reunião deste ano. Assim, poderemos pensar na proposição da meta para a presença dos familiares.

Após a apresentação desse amplo contexto, vou dar encaminhamento para o terceiro dia, no qual montaremos os planos de ação em cima dos dados.

Terceiro dia

No terceiro e último dia, vou focar nossos esforços nas ações e metas para 2014, uma vez que já trabalhamos o contexto e os diagnósticos deste início de ano. Vou dividir o tempo desta reunião para:

  • Apresentar o meu plano anual de trabalho: meus objetivos, ações e metas.
  • Preparar um plano de ação coletivo. Este plano terá como foco as aprendizagens das crianças. Então, vou propor aos professores que planejem grupos de apoio. Será uma ação coletiva, pois haverá o envolvimento de todos para que os pequenos avancem. Nesse trabalho, será necessário pensar em metas a curto, médio e longo prazo.
  • Propor um plano de ação do professor. Nesse momento, meu objetivo será que cada professor reflita e planeje, juntamente com o professor auxiliar, ações para que todos os seus alunos evoluam na aprendizagem. Também vou discorrer sobre o papel do auxiliar no trabalho com a recuperação, apoio e acompanhamento das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Para concluir, gostaria de dizer que o aluno não é deste ou daquele professor, mas sim da escola. Então, todos devem se envolver para a qualidade do ensino que se oferece aos meninos e meninas.

E vocês, coordenadores, o que pensaram para o Planejamento deste ano de 2014?

Beijos, Maria Inês