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Formação sobre critérios de correção de textos: coesão

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Dividi o encontro de formação sobre o aspecto da coesão em quatro partes. Fo final, pedi para que os professores analisassem produções reais de alunos

Dividi o encontro de formação sobre o aspecto da coesão em quatro partes. Fo final, pedi para que os professores analisassem produções reais de alunos

Há duas semanas, escrevi sobre uma formação que realizei este ano com os professores sobre critérios de correção de textos, focando no aspecto da coerência. Depois desse texto, alguns leitores me perguntaram se seriam publicadas informações sobre os outros aspectos: coesão, pontuação e ortografia. Por isso, falarei sobre mais um deles.

Como disse anteriormente, planejei para cada encontro o estudo de uma dessas dimensões. Hoje, vou contar o que pensei para a reunião de coesão.

Organização da reunião

Foram quatro etapas. São as seguintes:

1-      O que vocês entendem por coesão?

Para começar, levantei uma discussão com os professores sobre o que eles entendem por coesão e se consideram fácil corrigir o texto das crianças à luz desse aspecto. Dessa forma, fui levantando com eles conhecimentos que já temos sobre o tema.

Para eles, um texto coeso é aquele escrito sem repetições de palavras e sem recursos da linguagem oral, por exemplo: “daí”, “aí”, “né”.

2-      Estudo do texto “Orientações Didáticas das Expectativas de Aprendizagem – A Coesão e a Coerência Textual”, de Kátia Brakling

Esse texto já havia sido discutido na reunião anterior (clique no link para acessá-lo). Só que, dessa vez, focamos no aspecto da coesão.

A leitura nos possibilitou compreender que, em um texto, há palavras e expressões, ou seja, recursos linguísticos que estabelecem conexão entre suas partes. Também percebemos que esses recursos – elementos de coesão – podem ser de diferentes naturezas (gramatical e lexical), bem como ser mecanismos sintáticos.

Os professores não consideraram essa teoria tão simples. Para mim também foi um desafio, porque não tenho formação em Letras. Por isso mesmo, fui buscar ajuda de uma das professoras da escola que atua nos anos finais do Ensino Fundamental e que é especialista em Língua Portuguesa. Juntas, vamos planejar uma formação sobre coesão. Nós, coordenadores, também devemos pedir socorro quando precisamos, não é mesmo?

3-      Apresentações dos critérios de correção de coesão

Você pode acessar o documento com os critérios clicando aqui.

4-      Análise de textos de crianças de 3º ano, com foco somente na coesão

Com os critérios de correção em mãos, os professores receberam algumas produções de alunos que selecionei. Pedi a eles que lessem e avaliassem somente o aspecto da coesão. Corrigir em parceria ajuda o docente a se sentir mais seguro quando corrige sozinho os textos de seus alunos.

Orientei os professores para que lessem o texto várias vezes durante a correção, focando os critérios um de cada vez.

Ao final da atividade, meus colegas consideraram o exercício bastante positivo, porque discutimos algo que faz parte das suas rotinas, que é ensinar as crianças a produzirem textos e também corrigi-los.

Todas essas etapas da formação dos aspectos de coerência e coesão duraram três encontros de ATPC. No entanto, ainda pretendo organizar mais um, agora no formato de oficina de correção de textos, na qual os professores poderão praticar segundo os critérios estudados.

E vocês, coordenadores, já pensaram em formações sobre esses temas? Compartilhem conosco como foi as suas experiências.

Beijos, Maria Inês