Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Análise de portfólios: devolutiva aos professores

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Quando analiso os portfólios, faço anotações para que, posteriormente, eu possa direcionar a conversa com os professores

Quando analiso os portfólios, faço anotações para que, posteriormente, eu possa direcionar a conversa com os professores. Foto: Gabriela Portilho

No post anterior (clique aqui para acessar), escrevi sobre a análise dos portfólios das turmas e o que eles podem indicar para nós, coordenadores. Hoje, vou contar como fiz as devolutivas aos professores dos acompanhamentos que realizei por meio dos registros. Considero importante conversar com cada professor sobre minhas percepções das aprendizagens das crianças e também como estão desenvolvendo suas práticas em sala de aula.

Este ano fiz algo diferente. Para dar a devolutiva, convoquei o professor regente e o professor de apoio de cada turma – responsável por auxiliar o trabalho com as crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem. Das 13 salas de aula que coordeno, 12 contam com esse auxiliar, e isso é muito positivo!

Passo a passo

Primeiramente, organizei um cronograma para que os professores e seus auxiliares soubessem o dia da semana e a hora que deveriam comparecer à minha sala para conversarmos. Essas devolutivas foram o foco de meu trabalho durante uma semana, e a conversa com cada dupla demorou cerca de 50 minutos.

Quando analiso os portfólios, faço anotações para que, posteriormente, eu possa direcionar a conversa com os professores. Então, apresento a eles os alunos que considero estar com mais dificuldades nas aprendizagens, faço sugestões de atividades para os mesmos, analisamos juntos as produções de alguns estudantes que estão indo bem e também daqueles que estão abaixo das expectativas para o ano/série. Nesse momento, os professores regente e auxiliar se pronunciam, destacando o trabalho que estão desenvolvendo para garantir que todos avancem.

Depois de conversarmos sobre a turma e de alguns alunos em particular, pergunto aos professores quantos e quem são as crianças que mais os preocupam e com que metas e prazos pretendem trabalhar para a recuperação e avanço de todos.

Registro tudo o que conversamos sobre a turma, as orientações e sugestões que faço           e o que os professores se propõem a fazer. Os docentes assinam o registro, tomando ciência do que foi conversado, e recebem uma cópia. A minha cópia vai para meu portfólio e, assim, vou arquivando todas as conversas que tenho com os professores durante o ano.

Essa conversa acontece a cada dois meses. Para mim é uma forma bastante significativa de acompanhar as aprendizagens das crianças. Os professores se sentem mais seguros ao saber que a coordenadora está acompanhando o desenvolvimento de seu trabalho e dos alunos. São parcerias necessárias quando o objetivo maior é a evolução de todas as crianças.

E vocês, coordenadores, como acompanham os trabalhos dos docentes e as aprendizagens das crianças? Compartilhem nos comentários.

Beijos. Maria Inês