Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Rotina: por que é tão importante planejar o dia na Educação Infantil?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Nas turmas de Educação Infantil, a rotina deve ser muito bem planejada para dar conta dos cuidados com as crianças pequenas e garantir a realização de atividades de cada eixo de aprendizagem. Foto: Gabriela Portilho

Nas turmas de Educação Infantil, a rotina deve ser muito bem planejada para dar conta dos cuidados com as crianças pequenas e garantir a realização de atividades de cada eixo de aprendizagem. Foto: Gabriela Portilho

Saber o que vai acontecer é um privilégio que todos queremos, não é mesmo? Assim, poderíamos evitar alguns incidentes e estar mais preparados para certas ocasiões… No entanto, isso também poderia tirar a graça do inesperado e da surpresa, ambos tão normais durante nossa vida. Por isso, acredito que é ideal haver um equilíbrio: precisamos ter certo controle sobre o que e como as coisas vão acontecer, mas também ter algumas boas surpresas ou saber que o que planejamos pode dar errado alguma hora.

Essa realidade também se aplica à Educação Infantil quando pensamos no planejamento do dia a dia dos pequenos. Nós, que trabalhamos com as crianças, sabemos que quanto menores elas são, mais organizada deve ser sua rotina, porque a própria criança funciona como “um reloginho”, como costumam dizer.

Turmas de 1 e 2 anos

Nas turmas de 1 e 2 anos, por exemplo, existem horários específicos para troca de fralda, alimentação e repouso. A partir da organização dessa rotina, saberemos em que momentos podemos realizar brincadeiras, jogos e trabalhos de artes, literatura e parque. Portanto, primeiro a escola tem que assegurar o bem estar físico das crianças para depois encaixar as outras atividades, considerando as expectativas de aprendizagem de cada eixo.

Existem atividades que precisam acontecer todos os dias, como a hora da história, a roda de cantoria, atividades de movimento e de oralidade. Já os trabalhos com desenho, pintura, modelagem e outros podem acontecer apenas de 2 a 3 vezes por semana.

O mais importante nessa faixa etária – e o que fará as crianças se acostumarem com a rotina – é que o professor deixe bem claro a programação do dia, algo mais ou menos assim: “Hoje é segunda-feira, dia de fazer atividade com tinta! Vamos fazer uma meleca nas mesinhas. Em cada uma, vou colocar três cores de tinta e vocês vão misturar com as mãozinhas, certo?”.

Turma de 3, 4 e 5 anos

Nas turmas de 3, 4 e 5 anos, as crianças já saberão o que e quando vai acontecer se o professor estabelecer uma rotina compartilhada com elas. Quantas vezes eu já não escutei as famílias comentarem: “Desde cedo, essa menina está louca para vir à escola porque hoje é dia  de  pintura de na maquete que confeccionaram!”. Nessa idade, é normal que os pequenos acompanhem atentamente a programação dos dias e cobrem que tudo o que estava previsto aconteça.

Aqui, esclareço uma questão: ter definido que nas terças é dia de fazer atividade de pintura, por exemplo, é a rotina, enquanto a novidade é como e onde será essa pintura. Neste ponto, entra o planejamento do professor, que consiste em elaborar uma sequência diversificada utilizando o chão do pátio, o muro dos fundos, o uso de mesinhas deitadas nos corredores, papeis fixados (temporariamente) nas árvores e brinquedos do parque e muitas outras variações que assegurem o objetivo da atividade, mas traga desafios e propostas diferenciadas.

Ao elaborar a rotina, o professor pode considerar fazer uma intercalação entre as atividades que exigem maior concentração com outras durante as quais as crianças ficam mais dispersas. Por exemplo: depois de uma atividade na qual o desafio é a leitura de nomes, realizar uma brincadeira do eixo de movimento; ou ainda, depois do momento do parque, propor uma roda de cantoria na qual as crianças podem descansar e voltar a se concentrar.

Acredito que, quando planejamos uma rotina mais equilibrada, alternando os diferentes momentos e considerando a necessidade das crianças de se movimentar bastante, o clima da sala de aula fica mais tranquilo e acontecem menos conflitos e mais cooperação entre as crianças.

E vocês, coordenadores, como ajudam seus professores a organizar a rotina na Educação Infantil?

Abraços, Leninha