Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Meu “até logo” e algumas reflexões sobre nossa prática

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Deixo um abraço carinhoso a todos que me acompanharam até hoje (Foto: Gabriela Portilho)

Deixo um abraço carinhoso a todos que me acompanharam até hoje (Foto: Gabriela Portilho)

Quase dois anos depois de começar a escrever para o blog Coordenadoras em Ação, quero fazer um balanço da minha prática como coordenadora pedagógica e da experiência de compartilhar conhecimentos com vocês neste espaço.

Com certeza, não sou a mesma profissional de 5 anos atrás, quando assumi o cargo na EE Professora Maria Aparecida dos Santos Oliveira, em Ibitinga, no interior de São Paulo. O tempo e todas as situações vividas me fizeram amadurecer na função e, principalmente, ter clareza do papel que eu devo exercer dentro da escola.

Ao longo desses anos, foquei minha trajetória profissional na formação de professores. Durante as reuniões com docentes, momentos de observação de sala de aula e outras atividades, pude refletir sobre o quanto ainda há para ser feito na formação continuada dos docentes. Por isso mesmo, considero a coordenação uma função desafiadora e apaixonante.

Escrever para o blog durante todo esse tempo foi uma experiência incrível, principalmente porque ele também funciona como um mecanismo de formação, pois a troca de experiências entre mim e os leitores é realmente significativa. Nos mais de 100 textos que publiquei, recebi comentários de educadores de todo o país, o que me fez acreditar no potencial deste espaço como um suporte para a organização e a compreensão dos objetivos do trabalho do coordenador pedagógico.

Digo tudo isso a vocês porque gostaria de me despedir e agradecer a equipe do site GESTÃO ESCOLAR e os leitores. Afinal, semanalmente estivemos juntos, adquirindo e trocando saberes.

Aproveito também para parabenizar a revista GESTÃO ESCOLAR, que completa cinco anos neste mês. Muitas matérias contribuíram para a minha prática como coordenadora e também para as aulas que ministro na faculdade.

Fica aqui meu abraço carinhoso a todos que me acompanharam até hoje. Quero também dizer que, apesar de deixar de escrever para o blog, continuarei aprendendo com os textos dos meus colegas, agora na posição de leitora. Além disso, continuarei lutando para dar o meu melhor na coordenação pedagógica.

Beijos, Maria Inês

A partir da próxima semana, uma nova coordenadora passará a escrever neste espaço às quintas-feiras sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental.