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Olá, colegas educadores e pedagogos!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
A nova blogueira Eduarda Diniz Mayrink (Foto: Arquivo Pessoal)

A nova blogueira Eduarda Diniz Mayrink (Foto: Arquivo Pessoal)

Sou Eduarda Diniz Mayrink, de Rio Piracicaba, uma cidade mineira que fica aproximadamente  a  142 quilômetros de Belo Horizonte. De agora em diante, dividirei esse espaço com vocês e com a Leninha, compartilhando boas experiências e reflexões sobre minha prática, além de falar sobre os desafios de um coordenador pedagógico no dia a dia da escola.

Atualmente, tenho uma rotina bem desafiadora. Me divido entre atuar em sala de aula e coordenar professores em duas instituições diferentes. Sou professora de uma  turma  de 5º ano na EM Sebastião Araújo e ocupo o cargo de coordenadora na EM Murillo Garcia Moreira: coordeno  turmas de  Educação Infantil e  1º ao 5º , ao todo são  13 professores ( incluindo regentes de turmas, professor eventual, professores que acompanham alunos especiais, professores de apoio). Por exercer essas duas funções, tenho refletido muito sobre o papel do coordenador como parceiro do professor.

Minha formação inicial foi no curso de Magistério. Depois, fiz Pedagogia e me especializei em Psicopedagogia. Ainda sonho em fazer um mestrado na área da educação. Mesmo com essas formações acadêmicas, posso dizer que o que realmente modificou minha prática foram as reuniões de formação continuada que participei proporcionadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Comecei em 1998, minha carreira como professora no Ensino Fundamental em uma classe de alfabetização. Pouco tempo depois, em 2003, passei para o cargo de supervisora na mesma escola em que atuo hoje, atuei durante 2 anos nesta escola . Nessa função,  participei de programas de formação, estudei muito e fui convidada a trabalhar como formadora de pedagogos na Secretaria da minha cidade e do município vizinho, Nova Era. Durante esse período, eu aprendi estratégias formativas e ampliei muito o meu saber pedagógico. Além disso, pude compartilhar o que aprendi com formadores de uma rede diferente da minha e conhecer novas experiências. No ano passado, voltei para a EM Murillo Garcia Moreira, como coordenadora . Atuando diretamente na escola,  comecei a fazer intervenções, reflexões, observações e registros e analisar todo esse processo formativo.

Ao longo de todos esses anos, aprendi que o papel do coordenador pedagógico é melhorar a prática do professor em sala de aula e, assim, contribuir para a aprendizagem dos alunos. Portanto, nós devemos nos comprometer em propiciar a formação continuada em serviço e refletir sobre a atuação do docente em sala de aula, permitindo a atualização de conhecimentos por meio de estudos constantes.

Todo esse trabalho deve acontecer dentro dos muros da escola. É nela que refletimos sobre as ações pedagógicas e as práticas, analisamos as necessidades e as aprendizagens dos alunos, estudamos os conteúdos com os professores, aprofundamos o conhecimento didático, articulamos teoria e prática, observamos a atuação deles em aula, documentamos e socializamos experiências, entre muitas outras atividades. Dessa forma, vemos a consolidação de todas as aprendizagens adquiridas ao longo do processo formativo.

Ao receber o convite para participar do blog, fiquei muito feliz, mas também um pouco ansiosa, pois escrever sobre a prática não é fácil. A partir de agora, tentarei estabelecer um espaço vivo para troca de experiências e reflexões, dando continuidade ao trabalho realizado pela coordenadora Maria Inês Miqueleto, que tanto contribuiu com os leitores ao relatar seu cotidiano.

Espero vocês todas as quintas-feiras aqui no blog. Desejo poder contribuir com as reflexões!

Um abraço, Eduarda