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O que é e o que deveria ser o trabalho do coordenador pedagógico

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Para evitar assumir funções que não fazem parte do seu papel, é preciso compartilhar sua rotina com toda a equipe. (Foto: Manuela Novais)

Para evitar assumir funções que não fazem parte do seu papel, é preciso compartilhar sua rotina com toda a equipe. (Foto: Manuela Novais)

Em formações com coordenadores, ouvi de muitos deles relatos de ações que realizavam na escola e que, para mim, não deveriam integrar suas rotinas. Entre elas, estava ajudar na parte administrativa, organizar eventos, trabalhar como professor de apoio, acompanhar alunos em atendimento médico, organizar horários de uso da biblioteca, substituir docentes em caso de falta… Eram inúmeras responsabilidades que tomavam quase todo o tempo desses profissionais.

Percebi que, dentro da escola, é comum o coordenador pedagógico construir sua rotina com diversas atividades que não fazem parte da sua função. Ele se torna uma espécie de “faz-tudo” e se distancia de seu verdadeiro papel: formar professores. Isso acontece quando o profissional não tem clareza sobre quais são exatamente suas atribuições na instituição.

Definindo o papel do coordenador

Para evitar que o coordenador assuma funções fora do seu foco, é preciso, então, construir uma rotina compartilhada com a equipe (clique no link para ver a minha). A partir do momento que os seus deveres se tornam claros para todos, ele começa a assumir o seu papel de formador.

O meu dia a dia, por exemplo, não é fácil, porque cumpro 24 horas semanais na escola como coordenadora e tenho que me desdobrar para realizar minha função, tentando me desviar o mínimo possível do meu objetivo. Minha rotina é conhecida por todos, da direção aos funcionários da biblioteca, e eu prezo por cumpri-la. Para fazer isso, estabeleço um plano de trabalho em função da formação dos professores, prevendo reuniões, observação de sala e momentos de estudos pessoais.

É claro que, vez ou outra, surge algum problema e eu preciso realizar algumas ações que fogem da minha alçada. Mas fico atenta para depois retomar o rumo previsto.

Parceria com a direção

Um dos fatores que contribui e muito para cumprir meu papel é a parceria com a gestão da escola. Tenho um diálogo constante com o diretor e informo todas as ações pedagógicasque estão sendo desenvolvidas, o que os professores estão realizando em sala, quais são os resultados de aprendizagens dos alunos e quais conteúdos estão sendo discutidos nas formações. Acredito que, quando essa parceria não acontece,tudo se torna mais difícil.

Outro fator importante é o contato direto com outros coordenadores. Costumo realizar e planejar reuniões de formação em parceria, trocar experiências, inquietações, saberes, estudos e reflexões e analisar materiais com meus colegas de outras escolas. Tudo isso nos ajuda a construir a nossa função de formadores. Procuro manter essa relação viva.

Enfim, a busca por nosso papel dentro da escola deve ser uma preocupação constante. Portanto, gerenciar, coordenar, formar, acompanhar, estudar, articular, transformar, refletir, compreender, escutar, informar, organizar, planejar e avaliar são palavras que devem estar muito presentes no nosso dia a dia.

Os desafios do coordenador pedagógico

E vocês, coordenadores, como estão construindo o reconhecimento da sua função na instituição em que atuam?

Abraços, Eduarda