Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Final de semestre: hora de avaliar o que foi feito e estabelecer novas metas

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
No final do semestre, analisamos todos os planejamentos e o desempenho dos professores. O objetivo é avaliar o que foi feito e estabelecer novas metas. (Foto: Gabriela Portilho)

No final do semestre, analisamos todos os planejamentos e o desempenho dos professores. O objetivo é avaliar o que foi feito e estabelecer novas metas. (Foto: Gabriela Portilho)

Se existe um período muito propício para realizar avalições e redirecionar as ações na escola, é o meio do ano. Nesse momento, podemos analisar os resultados obtidos até então e ajustar o que precisa ser melhorado nos próximos seis meses. No final do ano, por outro lado, só podemos estabelecer metas para o ano seguinte, quando as turmas já não são as mesmas e muitos professores também não.

Durante o fechamento do semestre, o objetivo é avaliar o que as crianças aprenderam de fato, quais foram as lacunas que ficaram no processo de ensino e aprendizagem e quais eixos precisam ser mais enfatizados. A melhor forma de fazer isso é um ter um olhar cuidadoso para os planejamentos e avaliar o desempenho dos professores.

Avaliação do planejamento

Uma maneira eficaz de avaliar a prática é separar todos os planejamentos e registros (pautas, atividades, etc.) feitos e organizar reuniões por nível de atuação, ou seja, marcar encontros com os professores de acordo com a faixa etária das turmas pelas quais são responsáveis.

Para que a reunião não perca o foco, o coordenador precisa planejá-la muito bem. Em geral, eu costumo fazer da seguinte maneira: peço que um professor se responsabilize por tomar anotações de um dos planejamentos que vamos analisar. À medida que leio um por um, solicito que cada professor recorra a seus registros para avaliar as etapas realizadas e refletir o quanto a atividade contribuiu para atingir os objetivos de aprendizagem específicos do projeto ou sequência. Depois disso, socializamos a análise e fazemos um balanço do que precisa ser modificado.

Exemplificando… O projeto “Trim, trim, trim alguém ligou pra mim!”, da turma de 5 anos, tem o objetivo de confeccionar uma agenda telefônica com os nomes, telefones e aniversários dos colegas da sala. Seus objetivos didáticos são:

  • Ampliar o conhecimento em relação aos algarismos e se apropriar da sua importância no cotidiano.
  • Proporcionar às crianças a oportunidade de lidar com os resultados ou dificuldades que encontrarão em situações relativas à escrita dos algarismos no momento da interpretação.
  • Proporcionar às crianças situações que ampliem cada vez mais a interpretação e a escrita convencional dos algarismos.

Na análise do planejamento e dos resultados desse projeto, o encaminhamento foi registrado pelo grupo de professores da seguinte maneira:

Encaminhamentos para o próximo semestre: elaborar uma sequência didática na qual as crianças tenham que escrever os algarismos, uma vez que de 8 a 12 crianças, em cada turma, ainda encontram dificuldades de traçar alguns deles.

Além dos encaminhamentos para o próximo semestre, levantamos também anotações para o próximo ano. Elas serão retomadas quando o projeto for revisitado no início de 2015, durante a reunião de planejamento anual.

Como vocês podem ver, essa análise é bastante trabalhosa. Cada nível (turmas de berçário, de 3, 4 e 5 anos) precisa de pelo menos duas horas de reunião para que seja possível ler e avaliar todos os planejamentos.

Avaliação dos professores

Outra atividade importante no final do semestre é avaliar sistematicamente o desempenho dos professores. Como estamos na metade do caminho desse ano letivo, é o momento ideal para reconhecer e deixar registrado todo o empenho e conquistas de cada professor e, caso seja necessário, redirecionar a prática de algum profissional, investindo mais em alguma habilidade e revendo a condução de algumas situações. Você pode ler mais sobre essa avaliação clicando aqui.

E na sua escola, como é o encerramento de meio de ano?  Quais ações você privilegia?

Um abraço, Leninha Ruiz