Existem muitas formas possíveis de acompanhar o trabalho dos professores na escola, não é mesmo? Eu considero a análise dos cadernos das crianças uma das mais interessantes e reveladoras. As anotações feitas pelos alunos revelam as práticas de ensino dos docentes em um determinado tempo. E mais: são bons indícios de como andam as aprendizagens dos alunos, da estrutura das aulas e das sequências das práticas em sala de aula.
Para definir alguns dos temas que serão trabalhados nos encontros de formação, realizo periodicamente a análise do material das crianças e observo como os conteúdos foram trabalhados. Fazer isso regularmente, pelo menos quatro vezes no bimestre, é importante porque as estratégias pedagógicas utilizadas podem mudar de acordo com o conteúdo trabalhado pelos professores.
É interessante observar como um mesmo docente pode, por exemplo, considerar o uso de diferentes estratégias para uma mesma atividade de Matemática e, outras vezes, apresentar um novo conteúdo através de uma explicação primeiro para depois aplicar várias atividades de fixação. Em Língua Portuguesa, essas diferenças também acontecem. Muitas vezes, os professores conseguem identificar o tipo de habilidades de leitura que devem cobrar e trabalham com textos variados, mas não mantêm uma regularidade de um determinado gênero para que os alunos entendam a linguagem e os recursos que são comumente utilizados.
Como eu acompanho os cadernos?
Reservo datas em meu cronograma que serão dedicadas a essa análise mais aprofundada das anotações das crianças. Como ali existem muitas informações, é possível analisar diferentes aspectos. Para que eu não me perca e faça um trabalho bem focado, organizo uma pauta de observação, na qual escrevo os registros importantes que depois servirão de apoio para o planejamento do plano de intervenção pedagógica.
Não procuro dar conta de todos os aspectos em uma única leitura, por isso, escolho um deles para cada dia. Listei abaixo algumas sugestões de análise, baseada na minha própria experiência:
- Análise geral do uso do caderno: sequência, cuidado, organização;
- Análise de aspectos específicos do uso: referências para localização de temas/conteúdos estudados, cronologia, qualidade dos registros, existência de um roteiro diário para organização do dia e facilitar o acompanhamento dos pais;
- Estratégias e propostas de ensino: se são diversificadas e diferenciadas de acordo com as necessidades de aprendizagens dos alunos;
- Como são as anotações realizadas pelos alunos? Há registros do que estão aprendendo?
- Quais e como os conteúdos foram trabalhados pelo professor? Estão de acordo com o planejamento curricular?
- O caderno possui registro do professor? Como ele registra suas observações a respeito do processo do aluno e faz a devolutiva escrita para eles;
- Qual é o objeto de ensino do professor? Qual é a concepção de ensino do professor?
- Quais atividades foram oferecidas e o tempo destinado para desenvolvê-las? As atividades são desafiadoras?
- Possui propostas de produção de texto?
- Qual foi a base do planejamento do professor? Foi apenas o livro didático ou ele utiliza outro recurso?
- O caderno tem uma relação com a rotina do professor?
E vocês, coordenadores, observam o caderno dos alunos? De quanto em quanto tempo? E de que forma?
Abraços e até quinta-feira