Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

As relações interpessoais com os professores

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Para criar um ambiente de trabalho agradável, é necessário conviver bem com as pessoas (Foto: Gabriela Portilho)

Para criar um ambiente de trabalho agradável, é necessário conviver bem com as pessoas (Foto: Gabriela Portilho)

Conviver bem com as pessoas é uma das condições necessárias para criar um ambiente de trabalho agradável em todas as áreas de atuação, inclusive na Educação, não é mesmo? Mas como será que o estabelecimento de relações harmônicas impacta nos afazeres do coordenador pedagógico?

Acredito que impacta muito, porque o grupo de professores precisa confiar e encarar o coordenador como um parceiro que está ali para ajudá-lo na empreitada de assegurar as aprendizagens das crianças. Se não houver essa ponte, com quem o docente vai compartilhar as dúvidas e pedir auxílio quando precisar? Por isso, faz toda a diferença cultivar um bom relacionamento com a equipe para ser eficaz no trabalho.

Como criar um bom relacionamento com a equipe

A responsabilidade de criar e manter o clima de cooperação é do próprio coordenador, que tem o papel de líder dos processos de planejamentos e de formação. Abaixo, fiz uma lista do que acredito ser essencial para atingir esse objetivo.

Seja atencioso com pequenas atitudes no dia a dia. Quando convivemos muito com as pessoas, sabemos um pouco sobre suas preocupações e necessidades. Portanto, é sempre válido cumprimentá-las, perguntar a elas como estão, se precisam de alguma coisa, se a febre do filho pequeno já passou, etc. É a empatia em ação!

Valorize os encaminhamentos. Elogiar as atividades ou a participação ativa na formação mostra que estamos ali para apoiar e reconhecer também.

Tenha bom humor. Encarar os desafios e adversidades do cotidiano com leveza é fundamental. Nada mais chato que conviver com quem só reclama ou fica de cara feia.  De que adianta?  Problemas e desafios são intrínsecos à função de coordenar ou atuar em sala de aula. É mais gostoso se  a encararmos com disposição e sabermos que é preciso resolver os problemas da melhor maneira possível, sem se desgastar demais.

Ofereça ajuda. O professor pode precisar, por exemplo, de auxílio sobre como ensinar uma brincadeira nova para a turma.

Respeite os diferentes saberes. Isso é fundamental! Já coordenei professor que tinha uma prática muito boa, mas tinha uma dificuldade imensa de compreender a teoria quando líamos um texto. O contrário também acontecia: o professor é ótimo nas análises e discussões de textos, mas tinha muita dificuldade na sala de aula.  Respeitar não é ignorar, mas saber no que e como ajudar cada um.

Aja com ética. Isso significa não admitir a fofoca.  Falar ou ouvir comentários sobre outras pessoas só vale se for elogio ou críticas construtivas. Comentários maldosos precisam ser cortados. Deixe bem claro que nesse jogo o coordenador não entra.

Se conseguirmos manter um bom clima de trabalho e conquistar a confiança e o respeito dos professores, poderemos investir na melhoria constante dos processos de ensino e de aprendizagem. Você concorda?

Quais outras atitudes vocês cultivam para manter um bom relacionamento com e entre os professores? Compartilhem!

Um abraço, Leninha